Agricultura familiar será o foco de evento na UFG

Data: 4 de maio de 2015

Veículo: O Popular

Link direto para a notícia: http://www.opopular.com.br/editorias/economia/agricultura-familiar-ser%C3%A1-o-foco-de-evento-na-ufg-1.842293

Agro Centro-Oeste 2015, no Câmpus Samambaia da universidade, terá palestras sobre conhecimentos técnicos e científicos e cursos práticos

Considerada como a maior feira regional voltada para discussões de temas ligados a agricultura familiar, a 13º edição do Agro Centro-Oeste Familiar será realizada de 13 a 16 de maio no Câmpus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG). O foco do evento é apresentar empreendimentos tecnológicos para aperfeiçoamento da agricultura no Estado.

Promovido pela Escola de Agronomia da UFG, a expectativa é de que 10 mil pessoas participem do evento que, além de difundir conhecimentos técnico-científicos, promoverá seminários, cursos práticos em áreas demonstrativas e ações culturais (veja quadro ao lado).

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2006, a agricultura familiar representa cerca de 65% dos estabelecimentos rurais em Goiás e 13% da área ocupada. Atualmente, são 21,5 mil famílias assentadas em 411 projetos de assentamento no Estado, o que contabiliza 90 mil pessoas.

Público

Diante da importância do setor, a professora da Escola de Agronomia da UFG, que também faz parte da organização do evento, Graciella Corcioli, destaca a necessidade de difundir conhecimento para a agricultura familiar.

“Vamos apresentar as novas tecnologias para que o agricultor possa ampliar suas atividades e aumentar a produção. Nos seminários, serão discutidos temas voltados para a categoria. O evento tem como objetivo aproximar esse público rural com o urbano, apresentando para a dona de casa, por exemplo, os produtos das cooperativas familiares que poderão ser adquiridos”, afirma.

A 13º edição do Agro Centro-Oeste Familiar apresentará ainda atividades para o público infantil das diversas escolas municipais e estaduais da capital. Já os universitários poderão participar dos cursos que serão oferecidos e dos seminários científicos, através da apresentação de trabalhos acadêmicos.

Graciella afirma que até o momento 15 caravanas de cidades goianas confirmaram presença, mas a expectativa é de receber 20 caravanas diariamente. Ela explica que desde o ano passado a feira está sendo realizada na capital, em um ano, e no outro em uma cidade do interior.