OUVIDORIA E GESTÃO PARTICIPATIVA APRESENTARÃO TRABALHOS CIENTÍFICOS NO 11º ABRASCÃO

Data: 01 de junho de 2015

Fonte/Veículo: Portal da Saúde

Link direto para a notícia: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/sgep/sgep-noticias/17939-ouvidoria-e-gestao-participativa-apresentarao-trabalhos-cientificos-no-11-abrascao

Evento será realizado entre os dias 28 de julho a 1º de agosto, na Universidade Federal de Goiás

Os Departamentos de Ouvidoria Geral do Sistema Único de Saúde (Doges) e o Departamento de Apoio à Gestão Participativa (DAGEP), ambos da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP/MS) apresentarão três trabalhos em parceria durante o 11º Congresso de Saúde Coletiva. O evento será promovido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) entre os dias 28 de julho e 1º de agosto, nas instalações da Universidade Federal de Goiás (UFGO), em Goiânia.

Os trabalhos que serão apresentados no Abrascão — como o encontro é conhecido — são resultantes de atividades de escuta qualificada dos cidadãos e cidadãs, incluindo a representação de diversos movimentos sociais, e tratam, essencialmente, da percepção dos usuários, gestores e profissionais de saúde sobre desafios para o SUS, avanços, processos de informação, equidade e controle social.

Todos os trabalhos fazem parte do projeto ‘Ouvidoria que vai ao cidadão: rede integrada para gestão da informação, comunicação em saúde e mobilização para a 15ª Conferência Nacional de Saúde’, desenvolvido pela SGEP em parceria com o Núcleo de Estudos em Saúde Pública das Universidade Federal de Brasília (UnB).

O EVENTO — O Abrascão terá como tema nesta 11ª edição “Saúde, Desenvolvimento e Democracia: O Desafio do SUS universal” e reunirá pesquisadores, estudantes, gestores e profissionais para debater políticas e práticas de saúde, além de discutir temas científicos.

As atividades oficiais do congresso começarão às 9h do dia 28 de julho, mas a cerimônia de abertura tem início previsto para 18h30 do mesmo dia e contará com a presença do ministro da Saúde, Arthur Chioro. O evento se encerrará às 12h30 do dia 1º de agosto.

CONHEÇA OS TRABALHOS

TRABALHO 1: Ouvidoria que vai ao cidadão: rede integrada para gestão da informação, comunicação em saúde e mobilização.

AUTORIA: Jéssica da Silva Rodrigues, Elizabeth Alves de Jesus Prado, Vitor Átila Prado, Raelma Paz Silva, Grasiela de Sousa Pereira, Rita de Cássia Passos Guimarães, Lucas Betti de Vasconcelos, Luciani Martins Ricardi, Maria Francisca Abritta Moro, Kátia Maria Barreto Souto, Maria Fátima de Sousa, Ana Valéria Machado Mendonça, Andrey Roosewelt Chagas Lemos e Marina Melo Arruda Marinho.

OBJETIVO: Ampliar e fortalecer a gestão participativa por meio de tecnologias interativas em saúde, com a mediação de processos de informação e comunicação da gestão pública do SUS, rumo à 15ª Conferência Nacional de Saúde (CNS).

TRABALHO 2: Avanços e desafios do SUS na voz de profissionais e pesquisadores em saúde no contexto da mobilização para a 15ª Conferência Nacional de Saúde.

AUTORIA: Rita de Cássia Passos Guimarães, Priscila Torres de Brito, Tâmara Rios de Souza, Maria Francisca Abritta Moro, Yure Rodrigues Araújo Martins, Elizabeth Alves de Jesus, João Paulo Fernandes da Silva, Vítor Átila do Prado Mendes, Ana Valéria Mendonça, Maria de Fátima Souza.

OBJETIVO: Conhecer a posição dos profissionais de saúde e/ou pesquisadores em saúde coletiva quanto aos avanços obtidos pelo SUS e seus principais desafios para os próximos anos.

TRABALHO 3: Percepção de usuárias e usuários sobre as formas de acesso à informação sobre saúde e serviços no SUS: Escuta para a 15ª Conferência Nacional de Saúde.

AUTORIA: Luciani Martins Ricardi, Elizabeth Alves de Jesus, Carla Rayane Alves dos Santos, Yure Rodrigues Araújo Martins, Maria Fátima de Sousa, Ana Valéria Machado Mendonça, Andrey Roosewelt Chagas Lemos.

OBJETIVOS: Conhecer a percepção de usuários do SUS sobre os canais de acesso à informação sobre saúde e sobre serviços do SUS, a fim de subsidiar a gestão nas ações de comunicação em saúde e na 15ª Conferência Nacional de Saúde.

Acesse aqui a programação completa do 11º Abrascão.