Governo atende 25 concessões de afastamento para mestrado e doutorado

Data: 09 de junho de 2015

Fonte/Veículo: Portal Surgiu

Link direto para a notícia: http://surgiu.com.br/noticia/201154/governo-atende-25-concessoes-de-afastamento-para-mestrado-e-doutorado.html 

 

Postada em: 09/06/2015 09h45m

Link:

A valorização do servidor da Educação tem sido prioridade da atual gestão do Governo do Tocantins. Por meio da Seduc, foram deferidas este ano 25 concessões de afastamento de servidores para Aperfeiçoamento Profissional, sendo 20 para professores que irão fazer mestrado e cinco para doutorado.

Para o secretário da Educação, Adão Francisco de Oliveira, a categoria de professores precisa de atualização constante dos conhecimentos e, para isso, existem duas formas de atendimento: a horizontalidade, por meio das formações diversas, e a verticalidade, que ocorre por meio de cursos de pós-graduação. “Queremos esses profissionais de excelência no conhecimento para fazer parte da nossa equipe e, por isso, incentivamos esses professores”, frisou Adão Francisco.

Os critérios para afastamento motivado pelo aperfeiçoamento profissional são regulamentados por meio de edital. O servidor poderá ficar afastado por até dois anos. Uma dessas beneficiárias é a servidora e pedagoga, Maria Raimunda Carvalho, que atualmente trabalha na Assessoria de Planejamento da Seduc. Ela cursa o mestrado profissional na área de Ensino na Educação Básica, pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Para ela, o afastamento é importante para ter mais tempo para se dedicar ao estudo e à pesquisa. “É fundamental para o professor buscar aperfeiçoamento sempre, e isso é bom tanto para o profissional como para o Estado”, diz Maria Raimunda, satisfeita com a oportunidade concedida pelo Estado.

De acordo com a Seduc, as 25 concessões atenderam à demanda reprimida de 2014 e a novas solicitações de 2015. Um novo edital será lançado para novos pedidos de mestrado e doutorado para o exercício de 2016.