Após polêmica, Raquel confirma piloto de OS e PPP

Data: 24 de junho de 2015

Fonte: O Popular

Link da matéria: http://www.opopular.com.br/editorias/cidades/ap%C3%B3s-pol%C3%AAmica-raquel-confirma-piloto-de-os-e-ppp-1.882430

Declarações em vídeo causam desconforto no governo; secretária diz que segue à frente da pasta

O vídeo em que a secretária de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), Raquel Teixeira, diz que pode deixar a pasta gerou mal-estar ontem do governo. Na gravação, compartilhada em redes sociais, ela dá a entender que se sente desconfortável com o processo de implantação de gestões por Organizações Sociais (OSs) e Parcerias Público-Privadas (PPPs) em escolas estaduais.

A secretária declara que precisa dar resposta ao governador Marconi Perillo (PSDB) com projeto piloto de gestão terceirizada ou “pedir as contas e ir embora”. A informação foi publicada na coluna Giro, do POPULAR.

Em abril, Raquel Teixeira divergiu do discurso apresentado pelo governador sobre o assunto. Enquanto ele confirmava interesse nesse tipo de gestão, ela disse que ainda não havia nada decidido.

Em nota divulgada pela assessoria da Seduce no final da tarde de ontem, Raquel afirma que permanece à frente da pasta, com o compromisso de fazer pilotos para implantação de OSs e PPPs em escolas públicas goianas. A assessoria defende no texto que a fala exibida no vídeo foi descontextualizada.

Ao blog do jornalista Jarbas Rodrigues, Marconi Perillo reafirmou sua confiança na secretária e enfatizou que Raquel tem uma missão clara no governo: conduzir a implantação da terceirização da gestão das escolas estaduais, assim como foi feito com a gestão dos hospitais. Em algumas regiões, o plano é ampliar os colégios militares (leia mais no Giro).

Peso político

O vídeo que deu origem à polêmica foi gravado durante evento na tarde da última segunda-feira, 22, na Universidade Federal de Goiás (UFG), e postado na página Mobilização dos Professores de Goiás (MPT) no Facebook. Nele, Raquel cita ainda o secretário de Gestão e Planejamento, Thiago Peixoto, que teria, segundo ela, um peso político maior no governo.

Peixoto diz não entender o motivo de ter sido citado por Raquel. “Ela é quem decide os assuntos relacionados à Educação. Como secretária que é, tem autonomia para conduzir as questões de sua própria pasta”, destaca.

O QUE RAQUEL DISSE

Em vídeo, secretária afirma que está em situação vulnerável e cita Thiago Peixoto

“Podia ter sido dona de escola particular, de universidade (...) Mas a minha vida é a escola pública (...)Ninguém conseguiu me afastar do compromisso com os professores e com a escola pública.”

“ Sei o que estou fazendo, sei por onde vamos caminhar, aceitei ser secretária de um governador que quer experimentar OS. Ou faço algum piloto e dou alguma resposta para ele, ou peço as contas e vou embora.”

“ É o que minha família adoraria e me pede isto todos os dias. Pode ser que aconteça mesmo. Meu marido disse para eu largar desta bobagem, que sou bucha de canhão. Você apanha do governador e apanha dos professores. Eu estou numa situação muito vulnerável.”

“O secretário Thiago Peixoto... Ele hoje é muito mais importante pro governador do que eu. Ele é secretário de Planejamento. Eu não posso sair peitando todo mundo.”

“Não só ele (Thiago Peixoto) é secretário de planejamento, como é filiado ao PSD, que é um partido que tem Gilberto Kassab, que é um homem chave na articulação política da Dilma Rousseff hoje, gente. Ele tem peso político infinitamente maior que o meu.”