Confira a lista de Lisandro Nogueira de filmes que você deve assistir

Data: 10 de setembro de 2015

Fonte/Veículo: O Popular

Link direto para a notícia: http://www.opopular.com.br/blogs/especialistas/especialistas-1.928072/confira-a-lista-de-lisandro-nogueira-de-filmes-que-voc%C3%AA-deve-assistir-1.943199

 



A description...

 

Quem não gosta de ver um bom filme? Seja no cinema ou em casa, sozinho ou acompanhado. Nem precisa ser uma super produção. Às vezes queremos apenas uma comédia romântica ou quem sabe o tradicional “Lagoa Azul” durante a sessão da tarde.

Mas há os filmes clássicos, sejam nacionais ou internacionais, que são importantes para compreender a história do cinema e a mudança na história da humanidade.

Pensando nisso, o professor de cinema e crítico Lisandro Nogueira preparou uma lista com os 10 filmes que você não pode deixar de ver. São produções de diversos gêneros e épocas. Esses sim, valem a pena conhecer.

1.    Terra em Transe, de Glauber Rocha (1967). A melhor visão sobre a cultura e a política brasileira.

2.    O Nascimento de uma Nação, (1915), David Griffith. Início do cinema clássico e da hegemonia de Hollywood.

3. Ladrão de Bicicletas (1948), de Vitorrio de Sica. Trata do humanismo no cinema e do surgimento da escola neo-realista.

4. Acossado (1959), de Jean-Luc Godard. Um dos ícones do cinema moderno e a invenção de uma nova linguagem cinematográfica.

5. Deus e o Diabo na Terra do Sol (1963), de Glauber Rocha. Retrata o Brasil rural, oligárquico, que produziu a melhor metáfora do Brasil profundo.

6. Star Wars (1977), de George Lucas. União dos gêneros tradicionais do cinema e as novas fórmulas para a manipulação da imagem.

7. Era uma Vez em Tóquio (1953), de Yasujirô Ozu. Filme importante por tratar dos dilemas da modernidade no Japão e da crise familiar.

8. O Homem que Matou o Facínora (1962), de John Ford. Mostra a consolidação da democracia e da civilização nos EUA.

9. Cidade de Deus (2003), de Fernando Meirelles . Este filme retira a máscara da ideia do Brasil como um país sem violência.

 

10. Crimes e Pecados (1989), de Woody Allen. Este filme da longa cinematografia do diretor retrata a miséria humana e suas mazelas: "ninguém é bom".

Lisandro Nogueira é professor de cinema na Universidade Federal de Goiás desde 1989. É mestre em Cinema e Televisão pela ECA/USP. Doutor em Cinema e jonalismo pela PUC/SP. Professor do programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da UFG e do Mestrado/Doutorado em Performances Culturais da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG. Dirigiu a Cinemateca Brasileira em São Paulo (2013/2014).