Projeto Biomas comemora Dia do Cerrado com 200 mil metros quadrados de experimentos implantados no bioma

Data: 11 de Setembro de 2015

Fonte/Veículo: Cenário Agrícola

Link direto para a notícia: http://www.cenariomt.com.br/noticia/471210/projeto-biomas-comemora-dia-do-cerrado-com-200-mil-metros-quadrados-de-experimentos-implantados-no-bioma.html

Brasilia (11 de setembro de 2015) - Hoje é o Dia Nacional do Cerrado e os pesquisadores do Projeto Biomas, fruto de uma parceria entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), comemoram o sucesso dos experimentos implantados no bioma, que já somam mais de 200 mil metros quadrados ou 20 hectares de pesquisa. “A atuação do Projeto no Cerrado envolve não apenas os plantios, mas diversos estudos de caracterização biótica (flora) e abiótica (água e solo)”, afirma Felipe Ribeiro, pesquisador da Embrapa Cerrados e Coordenador Regional do Projeto neste bioma.

O bioma Cerrado, que conta com aproximadamente 80 pesquisadores, tem 10.511 árvores plantadas de 87 espécies arbóreas. De acordo com Felipe Ribeiro, já foram plantadas mais de 520 mil sementes de árvores nativas por meio de semeadura direta. “Nosso objetivo é mostrar aos produtores que o Cerrado é composto de diferentes fitofisionomias e que existem alternativas mais baratas que o plantio de mudas para restauração da vegetação no bioma. Além disso, procuramos mostrar que a árvore também pode ser um elemento fundamental para a propriedade rural. A ideia é conciliar a produção de alimentos e preservação do meio ambiente, sem perder a rentabilidade”, explica o coordenador.

Os estudos realizados pelos pesquisadores na área experimental do Cerrado já renderam bons resultados, mostrando técnicas que utilizam o plantio de árvores para diferentes propósitos em Áreas de Preservação Permanente (APP), Área de Reserva Legal (ARL) e Área de Sistema Produtivo (ASP).

Uma das maiores áreas de experimento do Projeto Biomas no Cerrado fica na Fazenda Entre Rios, em Planaltina, localizada na região do Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF), a 65 quilômetros de Brasília. Os experimentos na propriedade estão distribuídos nas divisões abordadas no Código Florestal com resultados para APP, reunindo espécies arbóreas e herbáceas plantadas para a recuperação da Mata ciliar, na região da nascente do córrego que passa dentro da propriedade rural.

Já para a ARL foram plantadas árvores nativas e exóticas, como espécies madeireiras e frutíferas para fins comercias. “A técnica permite ao produtor rural explorar as espécies preservando as áreas e com um plano de manejo, obter lucratividade com o comércio”, explica. O Projeto Biomas traz ainda os plantios em sistemas de produção que apresentam resultados sobre uso de espécies exóticas, como o mogno africano consorciado com palmeiras nativas, buscando essencialmente mostrar que, no longo termo, o plantio de árvores pode ser mais lucrativo que o plantio de grãos.

Proteção do Cerrado – Em comemoração ao Dia Nacional do Cerrado, a Câmara dos Deputados lançou nessa quinta-feira (10/09) a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Cerrado. A frente reúne 201 deputados e três senadores para acompanhar, propor e analisar proposições e programas que disciplinem todos os assuntos e ações referentes à proteção do Cerrado e os vários biomas existentes no País.

Seminário Bioma Cerrado – Alguns resultados do Projeto serão apresentados no Seminário Bioma Cerrado – Normas de Conservação e Uso Sustentável nos dias 17 e 18 de setembro. O evento, que será realizado pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e a Frente Parlamentar Ambientalista e Ecodata, começa às 9 da manhã e segue até as 18 horas no Auditório Nereu Ramos, anexo ll, na Câmara dos Deputados. Inscrições pelo site: www.frenteambientalista.com.

Dia de Campo - os pesquisadores do Projeto Biomas tiveram a oportunidade de mostrar aos produtores rurais os primeiros resultados dos experimentos implantados no bioma Cerrado. Assista ao vídeo:

O PROJETO BIOMAS
O Projeto Biomas, iniciado em 2010, é fruto de uma parceria entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com a participação de mais de quatrocentos pesquisadores e professores de diferentes instituições, em um prazo de nove anos.

Os estudos estão sendo desenvolvidos nos 6 biomas brasileiros para viabilizar soluções com árvores para a proteção, recuperação e o uso sustentável de propriedades rurais nos diferentes biomas.

O Projeto Biomas tem o apoio do SENAR, SEBRAE, Monsanto e John Deere. No Cerrado, o Projeto Biomas é coordenado pela Embrapa Cerrados, com apoio da Embrapa Florestas, Emater/GO, Instituto Federal Goiano, Universidade de Brasília - UNB e Universidade Federal de Goiás - UFG.

Coordenação de Comunicação Digital da CNA
www.canaldoprodutor.com.br