Carros do futuro: elétricos e autônomos

Data: 23 de setembro de 2015

Fonte/Veículo:  O Popular

Link direto para a notícia: http://www.opopular.com.br/blogs/update/update-1.905769/carros-do-futuro-el%C3%A9tricos-e-aut%C3%B4nomos-1.952608 

 

23/09/2015 19:50Divulgação

Apple pode lançar seu veículo em 2019, o Project Titan

 

Katherine Alexandria

 

Depois de smartphones, computadores e vestíveis, gigantes da tecnologia se voltam também para os carros. O movimento não é recente, mas os resultados para além de painéis integrados aos dispositivos móveis, com GPS e tela touch devem ganhar força no mercado nos próximos quatro anos. Com muitos sensores, elétricos e até autônomos são desenvolvidos nos mínimos detalhes para ganhar as ruas.

Segundo matéria do Wall Street Journal, o carro elétrico da Apple finalmente tem uma data prevista para ser lançado, 2019. Os rumores sobre o desenvolvimento ocorrem desde o ano passado e a força de trabalho para concepção e desenvolvimento foi triplicada no chamado Projeto Titan. Inclusive veteranos da indústria de automóveis estão na equipe, como um engenheiro sênior que trabalhava na Tesla.

Além disso, extensa pesquisa em baterias, sensores e - como não poderia deixar de ser - em design são realizadas para o veículo que deve chegar ao mercado em ano que promete série de novos carros elétricos. Toyota, Nissan e Tesla já possuem modelos famosos e equipes voltadas especialmente para eles. E são esperadas também versões elétricas da Audi, Chevrolet e Porsche.

Autocondução

No caso da Apple, espera-se que o primeiro carro seja elétrico e não necessariamente autônomo, apesar de que a empresa teria contratado também especialistas em veículos sem condutor. Em visita ao Googleplex, o quartel general do Google, em Mountain View, na Califórnia (EUA), o professor do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (UFG), Marcelo Quinta, viu modelos de perto e afirmou ao blog que nas ruas não se parecem com “carros fantasmas”.

“Nos testes sempre fica alguém no lugar do motorista e por dentro é um carro normal, falam que já andou mais de 1 milhão de quilômetros e os acidentes ocorrem por conta dos outros motoristas.” Ele lembra que além do investimento pesado nas máquinas, as plataformas de dentro do carro tanto no caso da Apple como o Android Auto têm recebido maior atenção. “No evento do Google deste ano tinha Golf, Mercedes e um Audi que mostrava integração com do celular com sistema Android rodando no carro mídias e mapas”, descreve.

Toda essa interação, Quinta explica, tem ênfase nos comandos por voz e muito pouco por toque e “tem funcionado bem”. A entrada das gigantes da tecnologia na indústria automotiva, de fato, demonstram que ao menos a inovação será impulsionada, o que também tem feito as outras empresas se preocuparem em não ficar para trás. O CEO da Fiat Chrysle, Sergio Marchionne, afirmou em entrevista à agência Bloomberg, em março, que a indústria, inclusive, precisava de um “intruso perturbador”, papel desempenhado pelas gigantes da tecnologia.

Divulgação

Ainda neste mês a Tesla vai apresentar o Model X. Além das portas “asas de falcão”, é equipado com dois motores elétricos e ênfase nas baterias

Divulgação

Outro modelo cheio de inovações que chama atenção é o iRoad, da Toyota, que é apresentado como novo conceito de mobilidade urbana que combina carro e moto

Divulgação

O carro autônomo do Google está em testes e obteve permissão este ano para circular nas ruas da Califórnia (EUA)

Divulgação

O Android Auto tem controles integrados ao volante e ações de voz para minimizar as distrações do motorista, só que está disponível em poucos países