Lobo em pele de Suíno

16 de outubro de 2015

Fonte: O Hoje

Link da matéria: http://ohoje.com/jornal/ler/noticia/25382/titulo/lobo-em-pele-de-suino

 

Na ativa desde 1988, Lobinho e os 3 Porcão é a banda de punk mais antiga de Goiás e só agora lança seu primeiro álbum

 

Foi em 1986 que nasceu Pub Inglês, primeira música dos goianienses do Lobinho e os 3 Porcão, antes mesmo da banda existir de fato e ser batizada com o título que subverte os contos infantis e manda às favas a gramática. Mas este nome encerra o humor e o sarcasmo de suas letras e ideologia. A banda, propriamente dita, foi formada em 1988 como um trio punk rock, tendo como fundadores: João Punk (guitarra e voz), Machadinho (Baixo e Voz) e Marcelo Hanna (bateria), sendo este quem batizou a banda com esse nome.  

De lá para cá, o grupo teve alguns músicos substituidos, e apenas João Punk é remanescente da formação original. O atual baixista, Leandro Lerare, tinha três anos de idade quando a primeira formação se reuniu. A banda se apresentava em espaços, como DCEs (UCG e UFG), Terra do Nunca, Capim Pub, e em importantes festivais no Martin Cererê, como o Bananada, abrindo o show da banda gaúcha de punk rock Replicantes.

Apresentaram-se também no 1º Fórum Internacional de Cultura de Goiânia no Campus UFG, resultando na gravação de algumas faixas no CD do Fórum de Cultura, no Estúdio UP Music. Tocaram com os Replicantes, novamente no Garagem Café, e logo depois se apresentaram no Fica e no Goiânia Noise Festival, fechando a participação nos principais festivais da época em Goiânia.

Em 2014, a banda se apresentou em diversas oportunidades, e foram classificados para se apre-

sentar no Canto da Primavera, em Pirenópolis, junto com artistas consagrados, como Dado Villa Lobos (Legião Urbana) e Alceu Valença. Também participaram do Festival Go-Rock, Festival Juriti, Rock Solidário, dentre outros. Ainda neste ano, a banda dividiu o palco com a maior banda de punk rock do Brasil,  Cólera, e com a banda Tequila Baby, que, em outras ocasiões, se apresentou com o auxílio luxuoso de Marky Ramone, dos Ramones.

A banda tem estilo variado, com base no punk rock, mas nadando nas praias do rock em geral e suas vertentes, com um humor sarcástico, próprio e autoral. Sua formação atual é: João Punk (voz e guitarra), Aurélio Claudino (voz bateria), e Leandro Lerare (voz e baixo). A banda mantém uma postura firme e contestadora em suas letras e apresentações, tentando lidar com as mudanças cotidianas e com a missão de estender a mão ao próximo, pois, juntos, seremos mais fortes.

Quase três décadas depois dos primeiros acordes, finalmente sai o primeiro álbum, Lobinho e os 3 Porcão – Punk Rock é Diversão. Com a capa ilustrada especialmente pelos artistas do coletivo Bicicleta sem Freio, o CD, que teve presença marcante do grande guitarrista e amigo Aníbal Diniz, conta com dez faixas, que vão ser disponibilizadas, uma por mês, gratuitamente, na internet. A primeira foi Kill the USA, que tem participação de Marcos Campos (Marcão), do Ressonância Mórfica. Segundo Leandro Lerare, só agora a banda resolveu focar em ter um álbum próprio, autoral. “Antes, a gente tocava pela diversão, para chapar o coco, mas, de repente, bateu a vontade de ter um disco nosso,” diz ele.

O álbum capta por completo o espírito – de porco, no bom sentido – da banda. Atentos às loucuras e ao caos urbano, os suínos do punk rock propõem a aceitação do novo como um ponto de partida. Tudo isso sem medo de errar ou desagradar quem quer que seja. Eles estão prontos para lutar por seus direitos, pela igualdade, com o dever de levar uma mensagem positiva a seu público. Mas sem deixar a diversão de lado, porque é este o maior legado das vidas de seus integrantes. A mais antiga banda punk em atividade no Estado de Goiás pretende deixar sua herança para as novas gerações: punk rock é diversão.