Instituições adotam ações distintas

18 de novembro de 2015

Fonte: O Popular

Link da matéria: http://www.opopular.com.br/editorias/cidades/institui%C3%A7%C3%B5es-adotam-a%C3%A7%C3%B5es-distintas-1.990184

Para ajudar na formulação de uma política de segurança para a UFG, o Necrivi pesquisou em outras sete instituições públicas universitárias, seis federais e uma estadual, a Universidade de São Paulo (USP). Cada uma delas estabelece ações distintas.

Na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Batalhão da Cavalaria da PM faz o policiamento ostensivo no câmpus universitário. Já na USP, que possui a Superintendência de Prevenção e Proteção Universitária (SPPU), a PM continua a atuar, mas com tendência de criação de uma guarda universitária.

“Não temos um parâmetro, mas sabemos quais os problemas que nos afetam. Precisamos saber qual o rito que o usuário vai percorrer para que tenha um retorno. Como assegurar que o aluno não se sinta injustiçado e abandone a UFG? A UFG não possui técnicos de segurança e nem capacidade de investigação. São questões que estamos discutindo para elaborar um efetivo plano de ação”, enfatiza o coordenador do Necrivi, Dijaci de Oliveira.