O sabor ardente do sucesso

Data: 18 de dezembro de 2015

Fonte: O Popular

Link da matéria: http://www.opopular.com.br/editorias/economia/o-sabor-ardente-do-sucesso-1.1008149

Receita caseira de molho de pimenta é a base de um pequeno negócio que se transformou em uma próspera agroindústria

Mantovani Fernandes

Empresário Rafael Mendes: sabor goiano até nos EUA

O empresário e produtor de pimentas Rafael Mendes não imaginava que uma receita caseira de molho de pimenta um dia mudaria radicalmente a sua vida. Ainda estudante universitário, seu objetivo inicial, de se formar em Direito, deu lugar à vontade de empreender. Há cerca de 10 anos ele passou a adquirir pequenas quantidades de pimenta e as transformava em um molho cremoso que, pouco a pouco, foi ganhando mais e mais admiradores.

Se por um lado o sabor agradava quem experimentasse o produto, a inserção no mercado não foi fácil. “As pessoas diziam que molho de pimenta tinha de ser vermelho”. Com um produto com cor entre o amarelo e o alaranjado e uma textura cremosa, o molho de pimenta que fazia tanto sucesso entre amigos e familiares não parecia atraente ao mercado.

Nesta época, Rafael produzia o molho em casa e a aquisição de 50 quilos de pimenta por mês era suficiente para atender a demanda. A propaganda boca a boca, no entanto, começou a dar resultado e a demanda pelo produto foi aumentando a ponto de faltar matéria-prima para a fabricação.

Hoje Rafael Mendes estabelece parcerias com agricultores familiares, que fornecem a variedade malagueta, basicamente, e tem uma área própria de cultivo, onde planta a pimenta de cheiro, uma das variedades que processa para a fabricação de tempero.

A área de 1 hectare de pimentas cultivada no município de Corumbá é manejada com modernas técnicas. A lavoura tem um sistema de irrigação por gotejamento e fertirrigação, que leva os nutrientes necessários diretamente até cada uma das plantas. “Regulamente fazemos a análise do solo. O manejo da cultura é bem melindroso, tem que ter um cuidado especial.”

Rafael planeja ainda cultivar outras variedades de pimenta, como a jalapenho, habanero e cayenne. A intenção é chegar a, pelos menos, 15 hectares plantados em dois anos. “Assim ficaremos mais garantidos em relação à matéria-prima, pimentas de qualidade diferenciada e uma oferta regular.”

A decisão de cultivar a própria matéria-prima em sua propriedade rural, localizada em Corumbá, segundo o empresário e agora produtor de pimentas, é para que o produto processado esteja sempre fresco. A empresa adquire sementes de uma empresa especializada e fornece mudas para os parceiros, buscando sempre a seleção das plantas que fornecem os melhores frutos. “Também fazemos um trabalho em parceria com a Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás.”

matéria-prima

E se no início da indústria de processamento das pimentas faltava matéria-prima, atualmente o fornecimento é regular, graças às parcerias, o que possibilita a aquisição de 20 toneladas por mês. O segredo do sucesso, segundo Rafael Mendes, foi a boa aceitação dos consumidores de um produto inovador, com cor, sabor e textura diferentes de tudo o que se encontrava no mercado e “a vontade de Deus. Agarrei a oportunidade e trabalhei muito”, conta.

O diferencial do molho de pimenta que mais agradou o consumidor, acredita o produtor e empresário, é o fato de o produto ter sabor sem deixar a boca queimando após o consumo.