Em Goiás, Dilma oficializará criação das Universidades de Catalão e Jataí

Data: 09/05/2016

Fonte/Veículo: Portal Rádio Rio Vermelho

Link direto para a notícia: http://www.radioriovermelho.com.br/site/noticia.php?id=14127

Na inauguração que fará nesta segunda, 9, do novo Aeroporto de Goiânia, a presidente Dilma Roussef também formalizará a criação das Universidades Federais de Catalão e Rio Verde. A informação foi divulgada pela assessoria do governador Marconi Perillo(PSDB) que recebeu telefonema do Palácio do Planalto para detalhar o anúncio.

Durante reunião de trabalho realizada em novembro do ano passado, foi tratada a criação da Universidade Federal do Sudeste Goiano, em Catalão, e da Universidade Federal do Sudoeste Goiano, em Jataí, entre o governo de Goiás e o Governo Federal.

Em janeiro deste ano, o então ministro da Educação, Aloizio Mercadante, reafirmou a Marconi a criação das instituições a partir do desmembramento dos câmpus avançados da Universidade Federal de Goiás (UFG) nos dois municípios.

"Nós fizemos os estudos no MEC sobre a possibilidade de desdobrarmos a nossa universidade federal de Goiás em dois câmpus que estão consolidados, têm estrutura, densidade, perspectiva de futuro em duas novas universidades", afirmou Mercadante na ocasião. "Em 60 anos, nós só temos uma universidade federal em Goiás e passaríamos a ter novas duas universidades", disse.

Segundo a assessoria de imprensa do governador de Goiás, no anúncio das duas novas universidades, em novembro de 2015, Marconi lembrou que desde que assumiu o Governo de Goiás liderou um trabalho de apoio à manutenção dos campus de Jataí e Catalão, e também da própria UFG, com apoio e investimentos de cerca de R$ 100 milhões em infraestrutura, pagamento de professores, construção do Centro de Ciências Agrárias, dentre outras ações.

O câmpus de Jataí possui, hoje, 25 cursos de graduação e seis cursos de pós graduação. Tem 339 docentes e 3.200 alunos. A regional já tem, também, curso de Medicina. O câmpus de Catalão, por sua vez, possui 20 cursos de graduação e, quando for criada a Universidade Federal do Sudeste Goiano, também será criado o curso de Medicina. O governador já autorizou, recentemente, convênio da ordem de R$ 3 milhões para auxiliar na estruturação do curso de Medicina na Universidade Federal em Catalão.