Biblioteca deverá ser montada no Oscar Niemeyer em quatro meses

Data: 31/05/2016

Veículo: Diário de Goiás

Link da notícia: http://diariodegoias.com.br/cidades/26432-biblioteca-devera-ser-montada-no-oscar-niemeyer-em-quatro-meses

BIBLIOTECA CCON FOTO GOIAS AGORA

A secretária de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), Raquel Teixeira, informou nesta terça-feira (31) que o projeto para implantação de biblioteca no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) está sendo finalizado e que em quatro meses a estrutura deverá estar concluída.

“Em três, quatro meses, a gente espera que dentro desse período a gente consiga montar. É claro que esse processo de compra depende de outros que não a gente, mas nós já estamos com os recursos garantidos, o projeto finalizado”, afirmou a secretária.

Segundo Raquel, a única parte pendente do projeto é a definição da estrutura e regimento, que inclui horários de funcionamento, gestão, entre outros. “Essa é a única parte que a gente está finalizando ainda a redação e concepção. Que a gente chama de estrutura, horários, servidores, abertura”, disse.

O foco da biblioteca, que terá 30 mil títulos, sendo 20 mil voltados para adultos e 10 mil para crianças e jovens, é cultura, envolvendo música, artes, literatura. Também será disponibilizada uma biblioteca virtual.

“Na verdade, é um complexo de bibliotecas culturais muito rico. Teremos uma parte adulta, livros de referência em artes, cultura, artes plásticas, música, teatro. É uma biblioteca para um público específico que também vai prestar serviço de pesquisa, de orientação. Teremos 10 mil títulos infantis e juvenis, oferecendo essa oportunidade para crianças e jovens, e uma biblioteca virtual completa”, explicou Raquel.

O projeto de implantação conta com a parceria da Universidade Federal de Goiás (UFG). O valor de investimento será de R$ 5 milhões, para a compra dos livros, mobiliário específico e demais equipamentos necessários, oriundos da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape).

“É um projeto de parceria com a UFG sob a coordenação da professora Maria das Graças. A biblioteca vai servir de espaço permanente de estágio para o curso de Biblioteconomia, por exemplo. É uma biblioteca pública, de acesso aberto à toda a população”, disse a secretária.

Estrutura Física

Sobre os boatos de que a implantação da biblioteca no CCON teria sido adiada por falta de condições da estrutura física de suportar o peso dos materiais, Raquel Teixeira ressaltou que não é verdade.

“Criou-se o mito de que a biblioteca do Oscar Niemeyer não ia sair nunca porque a estrutura ficou errada e o prédio não suportaria o peso dos livros. Isso nunca existiu, a biblioteca foi concebida para ter um primeiro andar de livros físicos, um segundo andar de biblioteca virtual, até porque a gente vive em um mundo cada vez mais virtual. A biblioteca será moderna, de prestação de livros, de consulta, então, não existe nada de verdade nessa história de que a estrutura seria impeditiva para a aquisição dos livros. O que é impeditivo era a definição orçamentária, a questão do dinheiro, a própria concepção da biblioteca, que estava sendo trabalhada de forma muito trabalhosa pela Universidade”, explicou.