Seduce anuncia liberação de R$ 5 milhões para biblioteca do Centro Cultural Oscar Niemeyer

Data: 31/05/2016

Veículo: O Popular

Link da notícia: http://www.opopular.com.br/editorias/magazine/seduce-anuncia-libera%C3%A7%C3%A3o-de-r-5-milh%C3%B5es-para-biblioteca-do-centro-cultural-oscar-niemeyer-1.1094834

A biblioteca do Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) receberá recurso de R$ 5 milhões para aquisição de livros, mobiliário e equipamentos, oriundo do Tesouro Estadual, que será aplicado por meio de convênio com a Fundação de Apoio à Pesquisa da Universidade Federal de Goiás (Funape). O valor foi informando em coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira na sede da Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), pela secretária Raquel Teixeira.

O complexo tomará dois pavimentos do edifício. No primeiro, serão abrigados 30 mil livros, sendo 20 mil de títulos adultos e adolescentes e outros 10 mil destinados ao público infantil. Será composto por obras de pesquisa em vários setores culturais (teatro, cinema, artes plásticas, música). No segundo, funcionará a biblioteca virtual, com acesso a milhões de exemplares pela internet, com convênios com instituições, como universidades, bancos de teses e instituições privadas.

A previsão de inauguração é para daqui a 3 ou 4 meses. O projeto da biblioteca começou a ser planejado em 2011, no início do terceiro mandato de Marconi Perillo, quando Nasr Chaul, assumiu a direção do CCON com a missão de colocá-lo para funcionar. Depois de problemas e atrasos - inclusive a constatação de que a construção poderia não resistir ao peso dos livros. “Criou-se um mito que o segundo andar não suportaria o peso das obras”, negou Raquel Teixeira.