Programas de Pós Graduação da FS realizam acolhimento integrado

Data: 02/08/2016

Fonte/Veículo: Universidade de Brasília

Link direto para a notícia: http://fs.unb.br/?portfolio=programas-de-pos-graduacao-da-fs-realizam-acolhimento-integrado

Programas de Pós Graduação da FS realizam acolhimento integrado

Nos dias 17 e 18 de novembro deste ano será realizado o IV Encontro Brasileiro de Integridade em Pesquisa, Ética na Ciência e em Publicações (IV BRISPE). O evento tem como objetivo fortalecer o papel que o Brasil tem desempenhado nos cenários local e mundial em discussões sobre a conduta responsável na pesquisa e ocorrerá na Universidade Federal de Goiás (UFG).

As discussões acerca do objetivo do IV Encontro têm sido cada vez mais associadas a questões sobre ciência e sociedade, confiança pública nos resultados de pesquisa, debates sobre a confiabilidade do registro da pesquisa e mudanças graduais nos sistemas de comunicação e de recompensa da ciência. Trata-se de um tema recorrente em todo o mundo e o Brasil tem se mostrado atento à discussão.

Em 2015, foi realizada a 4ª World Conference on Research Integrity. A Conferência ocorreu no Rio de Janeiro e reuniu pesquisadores e editores de todo o mundo. Dentre eles, estavam representantes dos diferentes Programas de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (FS/UnB), que agora se reúnem para ampliar o debate junto aos mestrandos, doutorandos, bolsistas de iniciação científica, professores e pesquisadores no primeiro Acolhimento Coletivo dedicado aos PPGs da FS/UnB.

DATA: 10/08/16, quarta feira, 14h30 às 17h.
LOCAL: Auditório 3 da FS
TEMA: Integridade Científica em Pesquisa e Ética em Publicações.
MODERAÇÃO: Profa. Valéria Mendonça (PPGSC/MP e editora geral da Revista Tempus
Actas em Saúde Coletiva)
Boas-vindas pela direção da FS e pelos(as) coordenadores(as) dos PPGs presentes.
CONVIDADAS:
Sra. Edilma Macedo (consultora dos PPGs da FS) – A importância do Currículo Lattes para a vida acadêmica.
Profa. Marie Togashi (coordenadora do CEP/FS) – Comitê de Ética: conduta responsável em pesquisa.
Profa. Dirce Guilhem (PPGENF) – Integridade Científica em Pesquisa.
Profa. Leila Posenato Garcia (PPGSC e editora geral da Revista Epidemiologia e Serviços de Saúde/RESS) – Ética em Publicações: cenário dos periódicos científicos no campo da Saúde.