Universidades goianas são selecionadas para realizarem cursos de comunicação científica no âmbito do Fundo Newton

Data: 04/08/2016

Fonte/Veículo: Fapeg

Link direto para a notícia: http://www.fapeg.go.gov.br/universidades-goianas-sao-selecionadas-para-realizarem-cursos-de-comunicacao-cientifica-no-ambito-do-fundo-newton/

researcher_connect

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) divulgou nesta semana o resultado do julgamento do programa Researcher Connnect 2016-2017. Em Goiás, foram selecionados três universidades para sediarem cursos para desenvolvimento de habilidades em comunicação científica para pesquisadores, a Universidade Estadual de Goiás, a Universidade Federal de Goiás e o Instituto Federal Goiano. Em todo o Brasil, 30 propostas de cursos foram aprovadas no âmbito do Researcher Connnect 2016-2017, mediante chamada do Conselho Britânico e Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

O curso serão realizados entre os meses de agosto de 2016 e março de 2016. Esta edição do Researcher Connect é oferecida pelo Newton Fund Professional Development & Engagement Programme e é co-financiada por cada uma das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, entre elas a Fapeg. As instituições proponentes selecionarão “coordenadores de curso” como representantes de Pró-Reitorias de Pesquisa, Pró-Reitorias de Pós-Graduação, Departamentos e programas de pós-graduação como candidatos elegíveis para realizar uma edição dos cursos.

Researcher Connect é destinado a prover apoio financeiro para cursos que possam contribuir para a capacitação de pesquisadores em escala nacional. Cada curso consiste em uma série de pequenos módulos interativos para pesquisadores de qualquer formação acadêmica. Seu foco é desenvolver excelentes habilidades em comunicação na língua inglesa, para que sejam utilizadas em contextos internacionais e multiculturais. Os cursos têm duração de 3 dias, totalizando 24 horas, e serão realizados na instituição selecionada.

“Esta é mais uma iniciativa de sucesso da parceria entre o Confap e o Conselho Britânico, sob os auspícios do Fundo Newton, possibilitando que pesquisadores brasileiros de diversos estados possam se qualificar para competir em melhores condições no cenário da produção científica internacional”, disse o Prof. Mario Neto, coordenador da Área Internacional do Confap. “Dessa forma aperfeiçoam suas carreiras e aumentam a produção científica pessoal e nacional com benefícios importantes para não só para os pesquisadores mas também para suas instituições”.

Assessoria de Comunicação Social da Fapeg com informações do Confap.