Alimentação saudável e exercícios ajudam a combater câncer de mama

Data:19/10/2016

Veículo/fonte: Bem Paraná

Link direto da notícia: http://www.bemparana.com.br/noticia/470196/alimentacao-saudavel-e-exercicios-ajudam-a-combater-cancer-de-mama

Pesquisa aponta que a chance de desenvolver o câncer de mama cai de 74% para 49% em mulheres têm uma vida saudável
(foto: Ceres Battistelli)

Comer frutas e legumes, beber muita água e fazer exercícios são hábitos que ajudam a prevenir o câncer de mama. Na campanha contra o câncer de mama de 2016, a Sociedade Brasileira de Mastologia está divulgando pesquisa recente da entidade, que mostra que o risco de desenvolver a doença aumenta em mulheres com excesso de gordura corporal no abdômen na pré e na pós-menopausa.

A coordenadora da pesquisa, Jordana Carolina Marque Godinho Mota, que comparou grupos de mulheres atendidas no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás, disse que os alimentos saudáveis ajudam a regular o metabolismo. Por outro lado, produtos açucarados, industrializados e gordurosos desregulam as funções do corpo. Este ano, a estimativa é que 60 mil brasileiras sejam diagnosticadas com a doença, que é a que mais mata mulheres no país. Com base nos dados, a pesquisadora constatou que a chance de desenvolver o câncer de mama cai de 74% para 49% em quem tem uma vida saudável.

Tecnologia no combate à dengue

Mosquitos estéreis do Aedes aegypti produzidos em laboratório serão utilizados para para controlar o avanço da dengue em Paranaguá. O controle Natural de Vetores (CNV) será feito pela empresa da Forrest Innovations, empresa de tecnologia avançada com sede em Curitiba "Esta técnica já é bastante utilizada na agricultura para o controle de pragas. O objetivo é liberarmos no ambiente mosquitos machos que não picam, não transmitem doenças e que são incapazes de se reproduzir para diminuirmos a população destes insetos", afirma Joel Kriger, coordenador do projeto da Forrest Innovations no Brasil.

Em um laboratório móvel instalado em Paranaguá, a empresa vai produzir aproximadamente 150 milhões de mosquitos machos estéreis baseados em cepas dos insetos nativos, em total condições de competir com o inseto selvagem. A expectativa é diminuir em 80% os casos de dengue na cidade.

O projeto tem apoio da Prefeitura de Paranaguá e é desenvolvido em parceria com o Instituto de Tecnologia do Paraná, o Tecpar, que pretende levar esta tecnologia para outros municípios brasileiros.

Mudanças Climáticas

Um estudo inédito no Paraná, coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) avaliou a vulnerabilidade dos 399 municípios do estado às mudanças climáticas. O estudo foi apresentado, no último dia 11 de outubro, no o Seminário Indicadores de Vulnerabilidade à Mudança do Clima, organizado pelo Ministério do Meio Ambiente.

O estudo feito sobre os municípios paranaenses mostra que as populações que vivem no norte do estado, possivelmente terão que lidar com o aumento da temperatura, que poderá subir até 5°C nos próximos 25 anos. O norte do Paraná também poderá ser a região mais impactada pela diminuição no volume de chuvas. A situação é diferente nas regiões sul e sudeste do estado, onde poderá ocorrer um aumento na precipitação. Por exemplo, a cidade de General Carneiro poderá ter 20% de acréscimo na pluviosidade e Palmas poderá ter 18%. A proposta do projeto é avaliar os riscos gerados pelo aquecimento global às populações nas cinco regiões do país e criar um software para mensurar a vulnerabilidade humana às mudanças do clima, conforme cada município.

15º Prêmio von Martius de Sustentabilidade

O programa Condomínio da Biodiversidade - ConBio, criado pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem (SPVS) para proteger os ecossistemas da área urbana de Curitiba e região metropolitana, foi anunciado como finalista da 15ª edição do Prêmio von Martius de Sustentabilidade. Ao longo de 16 anos, o ConBio visitou mais de 1.300 propriedades particulares ensinando técnicas de manejo e conservação, apoiou a criação de Unidades de Conservação, em especial Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) Municipais e capacitou mais de 1.200 professores da rede pública de ensino em educação para conservação, entre outras ações.

O Prêmio von Martius de Sustentabilidade foi criado pela Câmara Brasil-Alemanha de Comércio e Indústria para dar reconhecimento a ações voltadas para o desenvolvimento sustentável por todo o território brasileiro. A premiação acontece, hoje, no auditório da Fiesp, em São Paulo.

Votorantim é destaque em ranking mundial de Sustentabilidade
O Conselho Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (World Business Council for Sustainable Development, ou WBCSD, em inglês) divulgou a avaliação anual dos relatórios de sustentabilidade de suas empresas-membro e que reconheceu a Votorantim Cimentos como um destaque global. A publicação anual da empresa - referente aos aspectos econômicos, ambientais e sociais - obteve 75 pontos na avaliação geral, um salto de 20 pontos percentuais em relação ao resultado de 2014. Com isso, a Votorantim ficou entre as dez maiores empresas globais avaliadas. O WBCSD é a mais importante instituição em sustentabilidade empresarial no mundo e conta com 60 conselhos nacionais e regionais em 36 países e de 22 setores industriais, além de 200 empresas multinacionais que atuam em todos os continentes.