Comunidade universitária reúne-se para finalizar documento-base da Conferência das Licenciaturas

Data da notícia: 27/10/2016

Veículo/Fonte: Universidade Federal da Fronteira do Sul (UFFS)

Link direto da notícia: http://www.uffs.edu.br/index.php?site=uffs&option=com_content&view=article&id=9616&catid=37

IMG_1543

O Campus Chapecó da UFFS recebe, entre os dias 26 e 27, representantes da comunidade acadêmica e regional dos cinco campi que oferecem cursos de formação de docentes. Nesta plenária final da 1ª Conferência das Licenciaturas os cerca de 100 delegados dão formato final ao documento-referência, depois das fases que envolveram discussões locais nos campi e etapas institucionais.

A abertura ocorreu na tarde de quarta-feira (26), no Auditório do Bloco B do Campus Chapecó. O reitor da UFFS, Jaime Giolo, deu as boas-vindas a todos, salientando que “a UFFS é uma instituição que assumiu o esteio na formação de novos professores. Além dos vários cursos de licenciaturas, a Universidade já possui também cursos stricto sensu ligados à docência”. Depois fez um reconhecimento pela disposição da comunidade acadêmica em discutir os aspectos que envolvem as licenciaturas neste momento-síntese. “É um trabalho integrado em que é importante o entendimento de que os cursos precisam estar conectados, que não se isolem”.

Para compor a primeira mesa de trabalho foi convidado o docente da Universidade Federal de Goiás (UFG), Luiz Fernandes Dourado, relator do Parecer CNE/CP nº 2/2015, que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica. Dourado fez uma análise da proposta de política institucional para a formação de professores da UFFS em diálogo com as diretrizes nacionais. “A Conferência é de extrema importância, pois alinha a atividade prática a um projeto institucional. É um esforço de democratização do processo de discussão dos pontos que envolvem a formação de docentes”.

A programação teve continuidade na noite de quarta-feira (26) e manhã desta quinta (27), com leitura, análise e discussão do documento-referência nos Grupos de Trabalho (GTs). A Plenária Final com apreciação de destaques propostos e aprovação da versão final do documento acontece durante a tarde.

De acordo com o pró-reitor de Graduação, João Alfredo Braida, depois de aprovado na Plenária Final, o documento-referência será encaminhado para apreciação pela Câmara de Graduação e Assuntos Estudantis do Conselho Universitário. “A projeção é a de que possamos, a partir de então, fazer uma revisão dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) ao longo do primeiro semestre de 2017 no âmbito do Fórum das Licenciaturas”, informa Braida.

Na avaliação do pró-reitor, a 1ª Conferência das Licenciaturas está cumprindo seu papel, “com envolvimento de toda a comunidade universitária e contribuições de muita qualidade. Com isso pretende-se, com as diretrizes resultantes das discussões, que o documento-referência possa traduzir o pensamento da Instituição em termos de formação de professores, e que dê uma base concreta para a reestruturação dos PPCs”.