Evento discute diversidade sexual no audiovisual

Data: 25 de novembro de 2016

Fonte/veículo: Goiás Agora

Link da notícia: http://www.goiasagora.go.gov.br/evento-discute-diversidade-sexual-no-audiovisual/

Entre os homens de bem-divulg (1)

Entre os Homens de Bem – Documentário 2016

Com o propósito de criar, no meio acadêmico, um espaço de discussão das políticas de representação das identidades sexuais e de gênero e raça, o curso de Cinema Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (UEG), em parceria com o Centro Acadêmico Silvio Medeiros realiza de 28 a 30 de novembro, em Goiânia, o Seja – 1º Encontro da Diversidade Sexual e de Gênero no Audiovisual.

Mesas redondas, debate, mostra audiovisual e oficinas fazem parte da programação de três dias do Seja, evento que busca promover um diálogo entre estudantes da UEG e de outras instituições, a população local e pesquisadoras/es, realizadoras/es e militantes de grupos LGBTTI (Lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, travestis e intersexuais), discutindo assim tanto a construção de narrativas sobre tais temáticas quanto a atuação profissional na produção audiovisual goiana e nacional.

Programação
Na abertura do evento, dia 28, segunda-feira, às 19 horas, com a mediação do jornalista Fernando Matos, a mesa redonda Perspectivas quer em audiovisualidades contemporâneas conta com a participação da realizadora Patricia Guedes (egressa do curso de Cinema e Audiovisual e diretora do curta Entre nós), do estudante do curso Lu Hiroshi, também diretor do curta Belize; e do cineasta Gustavo Letruta, de Brasília (diretor do documentário Andarilhas), que apresentam seus processos de criação/realização audiovisual e a partir de suas produções abordam questões como a autoafirmação lésbica, a identidade transgênera e a mobilidade urbana sob o olhar de duas drag queens.

Outro destaque da programação é a mostra audiovisual, que será realizada nos dias 29 e 30, às 19 horas no Cine Cultura, com a exibição de dezoito produções, entre curtas, webséries e videoclipes. No dia 30, quarta-feira, será exibido também o longa metragem Entre os homens de bem, de Caio Cavechini e Carlos Juliano Barros, um documentário inédito sobre a atuação do deputado Jean Wyllys no Congresso Nacional.

Após a exibição será realizado um debate, atividade que encerra o Seja – 1º Encontro da Diversidade Sexual e de Gênero no Audiovisual. Ao destacar a relevância do cinema e do audiovisual como ferramentas políticas, este evento possibilita pensar e construir novas formas de representação e de reconhecimento do caráter múltiplo e interseccional das construções de sexualidade, gênero e raça na sociedade brasileira.

Todas as atividades do Seja são gratuitas e as/os participantes receberão certificado online. A UEG (Campus Laranjeiras), o Cine Cultura e o Centro Cultural da UFG são locais de realização do evento.