Aparecida de Goiânia vai receber novo aeroporto executivo em 2020

Data: 15/12/2016

Veículo: Mias Goiás

Link direto para a notícia: http://www.emaisgoias.com.br/aparecida-de-goiania-vai-receber-novo-aeroporto-executivo-em-2020

O projeto do novo empreendimento foi apresentado na tarde desta quinta-feira (15) na nova sede da Aciag

Do Mais Goiás

Postado em

Aparecida de Goiânia vai receber novo aeroporto executivo em 2020
Batizado de Antares Aeródromo Executivo, o aeroporto vai receber investimentos de cerca de R$ 100 milhões e deve empregar 2050 pessoas em seu período de construção (Foto: Reprodução)

Goiás vai contar, em 2020, com um novo aeroporto executivo. O projeto do novo empreendimento, a ser instalado em Aparecida de Goiânia, foi apresentado na tarde desta quinta-feira (15) na nova sede da Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag).

Batizado de Antares Aeródromo Executivo, o aeroporto vai receber investimentos de cerca de R$ 100 milhões e deve empregar 2050 pessoas em seu período de construção. As obras devem começar no fim do ano que vem, com a previsão do início das operações em 2020. Serão ofertados 498 lotes com área média de 1 mil m² cada, voltados para a construção dos hangares particulares.

O novo aeroporto ocupará 409 hectares. Na área, estão previstos hotel, pista para decolagem e pouso com 2 mil metros, estação de embarque e desembarque, espaço para helicóptero, pista de acesso aos hangares e estacionamento para visitantes. O modelo de Aparecida, que segue o conceito de Aerotrópolis, comum nos Estados Unidos, mas ainda pouco visto no Brasil.

A expectativa é de que o aeródromo conte com três vias de acesso. Atualmente, é possível chegar ao local por meio da Avenida Santana e pelo Eixo Viário Norte Sul 1, inaugurado recentemente. Está previsto ainda um viaduto no desvio da BR-153, o qual dará acesso direto à área.

Desenvolvimento

Segundo dados de 2016 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Goiás tem 1385 aeronaves, a nona maior frota do País. Nos últimos seis anos, o mercado goiano da aviação civil cresceu 42%. Em 2010, o número de aviões era 975. Nesse cenário, Goiânia se destaca como uma das principais referências nacionais em manutenção e serviços de aviação. De acordo com a Anac, existem hoje no Estado 40 empresas de manutenção com certificação válida. Destas, 33 estão situadas em Goiânia.

Foi para abranger essa demanda que as empresas Tropical Urbanismo e Incorporação, Innovar Urbanismo/Aeroar e CMC/BCI resolveram investir no Antares. Aparecida de Goiânia não foi escolhida para receber o empreendimento por acaso, já que o município é apontado como importante polo de desenvolvimento do Estado.

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela, acredita que o aeroporto é necessário para alavancar o desenvolvimento econômico e social da cidade, do Estado e do País. “Por isso, apoiamos a ideia desde o início. Buscamos a autorização junto a Anac e conseguimos porque o projeto é viável e importante para a região. Com o aeroporto executivo, Aparecida, que é uma das dez melhores cidades para os negócios, conforme pesquisa publicada na Revista Exame, vai voar ainda mais longe e abrir novos caminhos para o desenvolvimento ", aposta.

Na visão do arquiteto e urbanista Luiz Fernando Cruvinel Teixeira, o aeródromo colocará Goiânia e Aparecida em outro plano do ponto de vista de desenvolvimento econômico, colocando-as no mesmo nível das grandes metrópoles. “Não se trata apenas de um local para descer avião; é um equipamento estruturante que fomenta outros segmentos de mercado”, diz.

Quem também está confiante no progresso da região é o empresário Paulo Roberto da Costa, diretor da Tropical Urbanismo e Incorporação. “Com localização geográfica privilegiada, Aparecida tem tudo para se tornar um polo para empresas de manutenção e, quem sabe, de fabricação de aeronaves. Provavelmente, isso fomentará também a geração de mão-de-obra altamente qualificada. Neste sentido, a boa notícia é que a Universidade Federal de Goiás está construindo um campus ao lado do aeródromo, o qual oferecerá curso de Engenharia de Transportes. Quando entrar em operação, o Antares deve empregar 3500 profissionais”, adianta.