Redes Sociais Oficiais da UFG

A Universidade Federal de Goiás está presente, oficialmente, nas redes Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin. Elas possuem caráter informativo, interativo e colaborativo e são espaços de comunicação direta dos públicos com a Instituição. As redes sociais se orientam pela Política de Comunicação da UFG.

Facebook
@universidadefederaldegoias

A página oficial da UFG no Facebook foi criada em 2012 e sua manutenção era realizada com a publicação de notícias do Portal UFG. Em 2014, a forma de gerir a página foi reformulada, tendo como objetivo aprimorar a inserção da UFG nas redes sociais, com o planejamento de conteúdos para as postagens.  Em 2018, a equipe definiu o objetivo de humanizar as redes, mostrando as pessoas que fazem a Universidade, e a marca de 80 mil curtidas foi atingida no mesmo ano.


X
@ufg_oficial


A primeira inserção da UFG nas redes sociais foi com a criação do seu perfil oficial no Twitter, em 2009, e consistia em replicar automaticamente as publicações feitas no Portal UFG. Em 2014, as publicações foram reformuladas para uma linguagem mais direta e específica, compartilhando os conteúdos do Portal e do Jornal UFG. Em 2019, seguindo o objetivo de humanização da rede e utilizando memes, gifs e textos criativos, o Twitter da UFG tomou um ar mais despojado em relação às outras redes, proporcionando maior interação. Atualmente, é o perfil de universidade mais seguido do país, com 200 mil seguidores.

Instagram
@ufg_oficial

Em julho de 2014, foi criado o perfil da UFG no Instagram, com o objetivo de compartilhar fotos e vídeos do cotidiano da UFG. Inicialmente, sua criação foi pensada com o intuito de inserir a instituição em uma rede social que, na época, estava em ascensão e começava a ser utilizada por diversas instituições. Em 2017, o Instagram ganhou uma nova função: o stories, seção em que as postagens ficam no ar por 24h. Em 2019, os stories possuem média de 10 mil visualizações e teve a marca de 45 mil seguidores alcançada. O perfil passou a receber perguntas, reclamações e elogios em sua caixa de mensagens e tornou-se um canal mais rápido e eficiente para alcançar os estudantes da UFG.

 

Linkedin
@UniversidadeFederalGoias

O Linkedin é uma rede social de negócios, no qual empresas criam seus perfis com o objetivo de divulgar serviços e angariar clientes e onde profissionais divulgam suas habilidades. Em 2016, a SECOM passou a divulgar na rede pesquisas, serviços e conquistas da Universidade. Em 2018, conforme planejamento estabelecido pela equipe, o Linkedin passou a receber publicações de editais e seguir o mesmo cronograma de postagens das demais redes. Desde então, o número de seguidores subiu de 38 mil para 54 mil, sendo os mesmos atraídos pela constância de conteúdo na rede.

 

TikTok
@Ufg_oficial

Criado em 2023, o TikTok da UFG disponibiliza vídeos curtos sobre o cotidiano da Universidade, eventos, laboratórios, pesquisas, campanhas, trends e memes. Por meio do audiovisual simplificado, didático e objetivo, a rede tem por finalidade conectar os seguidores, promover o sentimento de pertencimento e fortalecer o eixo ensino, pesquisa e extensão.

 

Solicitação de Divulgação nas Redes Sociais

Para divulgar nas redes sociais da UFG, é preciso seguir algumas regras:

1º O evento, notícia e/ou conquista deve estar publicado no Portal UFG ou no Jornal UFG. Para enviar sua solicitação, encaminhe um e-mail para jornalismo.secom@ufg.br;

2º Envie sua solicitação com pelo menos 7 dias de antecedência;

3º Encaminhe as informações básicas: Nome do evento, Unidade responsável, Data, Local, Horário e uma descrição do evento em aproximadamente cinco linhas;

4º É necessário ter uma arte digital que possua a aplicação correta da marca UFG.


E-mail: redes.secom@ufg.br
Telefone: 62 3521-1706

 

Relatórios

Relatório de Performance das Redes Sociais da UFG - 2024

Relatório de Performance das Redes Sociais da UFG - 2023