Redes Sociais Oficiais da UFG

A Universidade Federal de Goiás está presente, oficialmente, nas redes Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin. Elas possuem caráter informativo, interativo e colaborativo e são espaços de comunicação direta dos públicos com a Instituição. As redes sociais se orientam pela Política de Comunicação da UFG.

@universidadefederaldegoias

A página oficial da UFG no Facebook foi criada em 2012 e sua manutenção era realizada com a publicação de notícias do Portal UFG. Em 2014, a forma de gerir a página foi reformulada, tendo como objetivo aprimorar a inserção da UFG nas redes sociais, com o planejamento de conteúdos para as postagens.  Em 2018, a equipe definiu o objetivo de humanizar as redes, mostrando as pessoas que fazem a Universidade, e a marca de 80 mil curtidas foi atingida no mesmo ano.

@ufg_oficial

A primeira inserção da UFG nas redes sociais foi com a criação do seu perfil oficial no Twitter, em 2009, e consistia em replicar automaticamente as publicações feitas no Portal UFG. Em 2014, as publicações foram reformuladas para uma linguagem mais direta e específica, compartilhando os conteúdos do Portal e do Jornal UFG. Em 2019, seguindo o objetivo de humanização da rede e utilizando memes, gifs e textos criativos, o Twitter da UFG tomou um ar mais despojado em relação às outras redes, proporcionando maior interação. Atualmente, é o perfil de universidade mais seguido do país, com 200 mil seguidores.

@ufg_oficial

Em julho de 2014, foi criado o perfil da UFG no Instagram, com o objetivo de compartilhar fotos e vídeos do cotidiano da UFG. Inicialmente, sua criação foi pensada com o intuito de inserir a instituição em uma rede social que, na época, estava em ascensão e começava a ser utilizada por diversas instituições. Em 2017, o Instagram ganhou uma nova função: o stories, seção em que as postagens ficam no ar por 24h. Em 2019, os stories possuem média de 10 mil visualizações e teve a marca de 45 mil seguidores alcançada. O perfil passou a receber perguntas, reclamações e elogios em sua caixa de mensagens e tornou-se um canal mais rápido e eficiente para alcançar os estudantes da UFG.

@UniversidadeFederalGoias

O Linkedin é uma rede social de negócios, no qual empresas criam seus perfis com o objetivo de divulgar serviços e angariar clientes e onde profissionais divulgam suas habilidades. Em 2016, a SECOM passou a divulgar na rede pesquisas, serviços e conquistas da Universidade. Em 2018, conforme planejamento estabelecido pela equipe, o Linkedin passou a receber publicações de editais e seguir o mesmo cronograma de postagens das demais redes. Desde então, o número de seguidores subiu de 38 mil para 54 mil, sendo os mesmos atraídos pela constância de conteúdo na rede.

Solicitação de Divulgação nas Redes Sociais

Para divulgar nas redes sociais da UFG, é preciso seguir algumas regras:

1º O evento, notícia e/ou conquista deve estar publicado no Portal UFG ou no Jornal UFG. Para enviar sua solicitação, encaminhe um e-mail para jornalismo.secom@ufg.br;

2º  Envie sua solicitação com pelo menos 7 dias de antecedência;

3º Encaminhe as informações básicas: Nome do evento, Unidade responsável, Data, Local, Horário e uma descrição do evento em aproximadamente cinco linhas;

4º É necessário ter uma arte digital que possua a aplicação correta da marca UFG.

E-mail: redes.secom@ufg.br
Telefone: 62 3521-1706