Weby shortcut

Lead

Atualizado em 02/10/19 13:28.

A notícia é definida por Nilson Lage (2001, p. 54) como "[...] o relato de uma série de fatos a partir do fato mais importante, e este, de seu aspecto mais importante". A definição traz implícita a técnica da pirâmide invertida, que preconiza a estruturação do texto noticioso em ordem decrescente de importância, daí o papel primordial do parágrafo de abertura: o lead. Ainda segundo Lage (2001), trata-se do relato sumário e particularmente ordenado do fato mais interessante de uma série.

De forma geral, o lead deve responder às perguntas básicas que surgem na exposição dos fatos: Quem? O quê? Onde? Como? Quando? Por quê? As informações provenientes dessas questões não precisam estar elencadas exatamente nessa ordem, daí a necessidade de o repórter refletir sobre o grau de importância de cada uma delas, levando-se em consideração fatores como o veículo para o qual está escrevendo, a finalidade do texto e seu público leitor.

Quem?
O professor da Escola de Engenharia Civil e Ambiental (EECA), Emiliano Lôbo de Godoi, recebeu o título de Guardião do Meio Ambiente pela Polícia Militar do Estado de Goiás.

O quê?
Uma pesquisa realizada na Universidade Federal de Goiás (UFG) desenvolveu uma partícula capaz de capturar a cocaína em circulação no sangue de um organismo vivo.

Onde?
O Centro de Eventos da Universidade Federal de Goiás (UFG) ficou lotado de estudantes no primeiro dia do Espaço das Profissões.

Como?
Foi por meio de uma ligação telefônica que o estudante Carlos Henrique Silveira ficou sabendo que havia tirado a nota máxima no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Quando?
Uma manhã de sábado com diversas atividades culturais alegrou a rotina de quem passava pelo Terminal Padre Pelágio.

Por quê?
Em busca de mais recursos para a pós-graduação, o pró-reitor de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal de Goiás (UFG), Jesiel Freitas Carvalho, se reuniu nesta segunda-feira com a Frente Parlamentar em Defesa do Ensino Superior.