Morre o ex-prefeito de Goiânia Darci Accorsi

Data: 20/11/2014

Veículo: O Popular

 

 

 

Atualizado às 22:23

O ex-prefeito de Goiânia Darci Accorsi morreu na noite desta quinta-feira (20). A informação foi confirmada pela Prefeitura de Goiânia que decretou luto de três dias. Ele estava internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Renaissance, no Setor Marista, em Goiânia.

O político foi diagnosticado com câncer na coluna com metástase no pulmão no ano passado. Ele vinha sendo submetido a sucessivas sessões de quimioterapia que o deixaram debilitado. 

Na manhã de hoje, a reportagem do POPULAR entrou em contato com a filha dele, Adriana Accorsi, delegada da Polícia Civil e recém eleita deputada estadual pelo PT. Ela contou que todos estavam preocupados com o estado de saúde de Darci Accorsi.

O velório será amanhã (21) no Paço Municipal e o sepultamento ocorrerá no Parque Memorial. 

 

Perfil

Graduado em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul, Darci chegou a Goiás em 1972 e lecionou na rede municipal de Itapuranga. Mais tarde foi professor na Universidade Federal de Goiás (UFG) e na Universidade Católica de Goiás (PUC). 


Foi fundador do Partido dos Trabalhadores (PT) em Goiás e disputou uma eleição para deputado federal em 1982. Em 1985, foi candidato a prefeito de Goiânia, mas foi derrotado por Daniel Antônio, por uma pequena diferença de votos, numa eleição em que o PT acusou ter havido fraude eleitoral, nunca comprovada. Darci elegeu-se vereador em Goiânia em 1988, deputado estadual em 1990. Ele elegeu-se prefeito de Goiânia em 1992 derrotando o candidato Luiz Bittencourt (PMDB). 


Durante sua gestão, ele enfrentou resistência interna de seu partido. Por conta disso ele deixou o PT e filiou-se ao PSB, depois foi para o PTB e tentou sem sucesso eleger-se deputado estadual em 1998 e em 2002. Na eleição de 2000 ele perdeu de novo a eleição para prefeito de Goiânia contra seu ex-companheiro de partido, Pedro Wilson Guimarães (PT).


Darci também foi presidente da Indústria Química do Estado de Goiás (Iquego) no governo de Marconi Perillo, mas deixou o cargo após denúncias de corrupção, chegando a ser preso e depois liberado.  Anos depois ele foi absolvido desta acusação. Em 2006, Darci candidatou-se novamente a deputado estadual e foi derrotado. Em 2009 retornou ao PT. Na atual gestão de Paulo Garcia (PT), Accorsi ocupava uma assessoria na Secretaria Municipal de Governo. 

Na última eleição, sua filha a delegada Adriana Accorsi elegeu-se deputada estadual.

Darci deixou a mulher, Lucide, os filhos Sérgio e Luiz, além de Adriana, e netos.