“Não há plano que resolva o fluxo”, diz especialista

Data: 30/11/2014

Veículo: O Popular

 

Professora da Universidade Federal de Goiás (UFG), secretária executiva do Fórum da Mobilidade, a arquiteta e urbanista Érika Cristine Kneib acredita que cada mudança no trânsito faz com que os veículos se apropriem do espaço, causando maior fluxo. “A conta não fecha, pois se faz uma melhoria e mais carros vão pra lá. Não há plano que resolva o fluxo”, argumenta. Por isso, Érika acredita que o Poder Público deve focar na segurança e não na fluidez. “A política deve favorecer o deslocamento a pé, cicloviário e pelo transporte coletivo.”

A única maneira de resolver a intensidade do tráfego nas cidades seria, então, reduzir o número de veículos, mas quando se provoca medidas para aumentar a fluidez, ou seja, fazer com que o carro ande mais, essa redução fica mais longe. Assim, quando a Prefeitura fecha uma praça e incentiva que motoristas passem em ruas acessórias, os moradores da região se sentem inseguros para caminhar, como ocorre com a mudança na Praça do Cruzeiro. “A cidade precisa ter suas áreas mais tranquilas, não podemos jogar o trânsito para dentro das cidades.”

Érika acredita que as mudanças realizadas no trânsito de Goiânia, com base na lista feita pelo POPULAR, teve o foco na melhora da fluidez, como a construção dos viadutos e implantação de sentidos único. As mudanças na Avenida 136, na região dos bares do Setor Marista, foi um exemplo para a professora. Segundo ela, a intenção da SMT foi a de provocar uma onda semafórica para evitar os congestionamentos em função das rotatórias. Diretor de Projetos da SMT, Sérgio Bittencourt, discorda.

Para Bittencourt, as medidas ocorrem com o foco justamente na segurança. “Quando implantamos semáforos, nós permitimos que os pedestres tenham seu tempo para atravessar a avenida, o que não ocorre com as rotatórias, e isso é a segurança.” Outro exemplo é a existência de semáforos e faixas de segurança no viaduto da Praça do Ratinho, o que, em tese, prejudicaria a fluidez para que beneficiasse os pedestres.