Psicólogo português realiza série de palestras no Brasil com apoio do Conselho Federal de Psicologia

Data: 29 de novembro de 2014

Veículo: Portal Diário do País

Link: http://diariodopais.com.br/abrir.noticia.asp?titulo=psicologo-portugues-realiza-serie-de-palestras-no-brasil-com-apoio-do-conselho-federal-de-psicologia&id=6095

O psicólogo português Mauro Paulino está no Brasil desde o último dia 17 de novembro, onde deve permanecer até 12 de dezembro para uma série de palestras pelo país. Paulino é psicólogo clínico e forense (Gabinete Médico-Legal e Forense da Península de Setúbal/Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, I.P.), coordenador da intervenção na área da violência doméstica na Cooperativa Pelo Sonho É Que Vamos. Além disso, também é formador e técnico qualificado de apoio à vítima, pós-graduado em Consulta Psicológica, Psicoterapia, Neuropsicologia. Mestre em Medicina Legal e Ciências Forenses pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, com investigação desenvolvida na área da violência conjugal.

Palestras no Brasil

Dr. Mauro Paulino vem tratando dos seguintes temas nos dez eventos dos quais participa no Brasil: Psicologia & Crime – Noções Introdutórias e Aspectos Centrais; Vitimologia; Violência Doméstica; Exposição de Crianças à Violência Interparental; Abusadores Sexuais de Crianças e Entrevista Forense.

Em contato com o jornalismo do Diário do País (DP), o psicólogo destacou que, pela riqueza do patrimônio linguístico comum (entre Brasil e Portugal), a expectativa pelos eventos vem sendo bastante animadora: “esta será uma oportunidade de os alunos conhecerem novas realidades e metodologias, de modo a conseguir conjuntamente (pois com certeza também aprenderei muito com as partilhas que serão feitas) promover a ciência psicológica ao serviço das pessoas e da justiça”, salientou.

Confira a lista de palestras de Mauro Paulino nos próximos dias:

• 28 a 29 de Novembro - Local: Instituto de Psicologia Aplicada e Formação do Rio Grande do Sul – Pelotas - I Seminário Internacional de Psicologia Forense.

• - 1 de Dezembro - Local: Centro Universitário de Brasília/UniCEUB – Aula para alunos de Psicologia e Direito (19 horas às 21 horas).

• - 2 a 4 de Dezembro - Local: Centro Integrado de Neuropsicologia e Psicologia – São Paulo/SP – Curso de Psicologia Forense.

• 8 de Dezembro - Local: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Aula para alunos de mestrado e doutorado.

• 9 de Dezembro - Local: Universidade Federal de Goiás – Curso de Psicologia (Catalão/GO) – Conferência “Violência Doméstica e Exposição à Violência Interparental”.

• 9 de Dezembro - Local: Universidade Federal de Goiás – Curso de Psicologia (Catalão/GO) – Lançamento/Apresentação do livro “Psicologia, Justiça & Ciências Forenses: Perspetivas Atuais” (Pactor, 2014).

• 10 de Dezembro - Local: Universidade Federal de Goiás – Curso de Psicologia (Catalão/GO) – Mini-curso com o tema “Abuso Sexual de Crianças: Agressor, Vítima e Contexto”.

Sobre o doutor

O médio é autor do livro “Abusadores Sexuais de Crianças: A Verdade Escondida” (Prime Books, 2009), co-coordenador da obra “Profiling, Vitimologia e Ciências Forenses: Perspetivas Atuais” (Pactor, 2ª Edição, 2013), do livro “O Inimigo em Casa: Dar Voz aos Silêncios da Violência Doméstica” (Prime Books, 2ª Edição, 2014) e da obra “A Criança no Processo de Adoção: Realidades, Desafios e Mudanças” (Prime Books, 2014), assim como coordenador do livro “Psicologia, Justiça & Ciências Forenses: Perspectivas Atuais” (Pactor, 2014). Mauro Paulino também é vice-diretor da Peritia, Revista Portuguesa da Psicologia. Coordenador da Pós-graduação de Psicologia Criminal, na Reflexos (Gabinete de Psicologia, Psicoterapia e Ludoterapia). Docente convidado em várias universidades e entidades formadoras nacionais e internacionais. Consultor de Psicologia Forense na Associação Portuguesa de Enfermagem Forense (APEFORENSE).

Para mais informações, contactar: Dr. Mauro Paulino - 075 9298 0007 - E-mail: mpaulino_psic@yahoo.com