UFG está entre as mais procuradas no Sisu

Data: 27 de janeiro de 2015

Fonte: O Hoje

Instituição de ensino em Goiás figura entre as dez que mais receberam inscrições no País

Rafaela Toledo, especial para O hoje

A Universidade Federal de Goiás (UFG) está entre as dez instituições mais procuradas pelos participantes da última edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingresso no ensino superior. A UFG ficou em 6º lugar no ranking das dez mais concorridas e recebeu 147.897 inscrições para as 6.285 vagas que ofereceu. Registrando concorrência de 23,53 candidatos por vagas.

Na tarde de ontem, foi grande a festa no Parque Vaca Brava, região sul de Goiânia, de estudantes que conseguiram vaga na universidade por meio do Sisu. A edição deste ano ofereceu 205.514 vagas em 5.631 cursos de 128 instituições públicas de educação superior em todo o País. Ao todo, foram 2,7 milhões de inscritos (aumento de 9% em relação à edição anterior) e 5,4 milhões de inscrições, já que cada candidato pôde fazer duas opções de instituições de ensino. Goiás, apesar de ter uma das dez instituições mais procuradas, não teve o maior número de participantes no Sisu, com 81.234 inscritos está em 14º lugar no ranking entre os 26 Estados e do Distrito Federal.

As instituições de ensino superior com maior número de inscrições foram as federais do Ceará (187.563), de Minas Gerais (186.881) e Pernambuco (177.563). Os cursos mais procurados no ranking nacional geral foram Administração (312.991), Direito (262.255), Pedagogia (249.348) e Medicina (237.267).

Sucesso

O bom desempenho de alunos goianos no último Sisu foi comemorado com muita farinha, ovos, tinta e bagunça no Parque Vaca Brava. No meio de tudo isso, estava Paulo Antônio Ribeiro, 17, que conquistou a primeira colocação na UFG para o curso mais concorrido, o de Medicina. Ele conseguiu nota para passar em todas as universidades que já divulgaram seus resultados até o momento. “Estou esperando resultados da USP, Unicamp, Unifesp e Unesp”, acrescenta. Para ele, a chave do sucesso não tem mistério: “Foi muito esforço. Estudo em um colégio excelente, tive apoio de ótimos professores e muito suporte da família”, conclui.

Matrícula

Os mais disputados foram Arquitetura e Urbanismo, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Em seguida, o curso de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Engenharia Civil, também do IFSP.

Os selecionados devem procurar a instituição de ensino para fazer a matrícula nos dias 30 de janeiro, 2 e 3 de fevereiro. Em 2015, haverá apenas uma chamada. Quem ainda não passou pode participar da lista de espera que começou a valer desde ontem (26), na página do Sisu. O prazo final é 6 de fevereiro. Os aprovados para cursos na UFG deverão realizar as matrículas nas sedes regionais e devem estar atentos aos locais e horários definidos para cada curso. Para conferir acesse www.ufg.br/n/78131-divulgado-resultado-do-sisu.

Estudantes apoiam política de cotas

No Sisu, cada estudante tem a opção de escolher dois cursos e pode se inscrever dentro de três modalidades descritas em edital. As vagas são para política de cotas, ações afirmativas (dentro das quais a instituição pode reservar vagas e bônus a seu critério) e ampla concorrência. O candidato que optar por uma determinada modalidade concorrerá apenas com quem fez a mesma escolha. Nesta edição, as vagas mais disputadas foram para lei de cotas, com quase 28 candidatos por vaga (27,99).

Apesar da política de cotas dividir a opinião dos alunos, todos os entrevistados pelo OHOJE são a favor da estratégia. “Já que o sistema educacional brasileiro não eleva o grau de instrução dos alunos, tem que baixar as notas de corte e criar cotas para proporcionar acesso a quem também merece e não tem oportunidade”, opina a estudante Bruna Mariano Teles, 17, aprovada para Direito na UFG.

Gabriela Auad, 18, foi aprovada para Medicina na UFG, em 12ª colocação. Ela se considera mais favorecida do que prejudicada com o Sisu. “Eu acho que cotas ser uma questão racial também é uma forma de preconceito, mas no que se refere à questão socioeconômica, de fato, não tem como comparar alunos de escolas públicas e particulares. Por isso, sou a favor das cotas,”, afirma.

Abertas as incrições para o ProUni

Ontem, o MEC abriu as inscrições para as bolsas de estudo em faculdades particulares da primeira edição do ProUni (Programa Universidade para Todos). A inscrição para o programa, que oferece bolsas integrais e parciais em instituições particulares, deve ser feita no site do programa até as 23h59 da próxima quinta-feira (29).

Ao todo, o programa oferece 213.113 bolsas, das quais 63,6% (135.616) são integrais. As demais cobrem 50% das despesas da graduação.

Fies

O MEC deve abrir nesta semana o sistema informatizado para inscrições do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), conforme informou ontem o secretário executivo da pasta, Luiz Cláudio Costa.

O site do programa está fora do ar para adequação às portarias editadas pelo MEC, em dezembro do ano passado, que alterou as regras do Fies. Com as mudanças, passa a ser exigida nota mínima de 450 pontos no Enem para obter o financiamento. Além disso, o estudante não pode ter tirado nota zero na redação. A portaria proíbe ainda que o aluno acumule bolsa do ProUni e o Fies. (Agência Brasil)