De portas abertas

Após fim da greve dos servidores, biblioteca da UFG volta a funcionar

Teve fim no último dia 04, a greve dos servidores técnico-administrativos da UFG. A Biblioteca, que ficou fechada durante toda a greve, reabriu com funcionamento normal na quarta-feira, dia 05 de setembro.

Com reivindicações como reajuste de salário, reestruturação do plano de carreira e plano de saúde, os servidores da UFG entraram em greve no dia 28 de maio, ocasionando o fechamento da Biblioteca para os serviços voltados ao público. Mas durante esse período, continuaram sendo feitos serviços internos, como cadastramento e classificação de livros.

Durante os três meses, foram realizadas assembléias semanalmente, que discutiam os rumos e os objetivos da greve. Ao final da mobilização, os servidores conseguiram um auxílio para o plano de saúde no valor de 46 reais e um possível reajuste salarial para junho de 2008.

Mesmo sendo a greve muitas vezes mal entendida pela população afetada, os bibliotecários acreditam que a paralisação foi bem aceita e que sua realização foi necessária, não só pelo reajuste salarial, mas também para reaver direitos que os técnicos vinham perdendo há alguns anos.

Ao fim da paralisação, a Biblioteca disponibilizou novamente todos os seus serviços, inclusive empréstimo e devolução de livros, com funcionamento normal. A Biblioteca Central da Universidade Federal de Goiás funciona de segunda a sexta-feira das 7h10 às 22 horas.

Fonte: UFGNet