Primeira vez no Brasil e sediado no Iesa

Seminário internacional propõe discussões e reflexões sobre território e cultura no espaço global

Em 2008, os temas território e cultura terão espaço em um seminário internacional. Estão à frente da realização do evento o Programa de Pós-Graduação em Geografia e o Laboratório de Geografia Humana do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA) da Universidade Federal de Goiás (UFG), juntamente com o Grupo de Pesquisa sobre Territorialidades da Universidade de Caldas, situado em Manizale,s na Colômbia. O VII Seminário Internacional sobre Território e Cultura é o primeiro a ser realizado no Brasil e será sediado em Goiânia, Goiás, no IESA.

O evento acontece em março de 2008, nos dias 24 a 27. As inscrições e envio de trabalhos serão aceitos até dia 30 de novembro deste ano - eles deverão ser feitos via internet. A confirmação dos trabalhos selecionados será até dia 10 de janeiro de 2008. Serão acolhidos 60 trabalhos de pesquisadores, doutorandos e mestrandos. Ao todo, serão 70 trabalhos. O limite de trabalhos, que poderia ter um número maior, será para garantir uma melhor qualidade nos temas que serão os eixos de discussão no seminário. A temática central é sobre “inclusão e exclusão nas dinâmicas sócio-espaciais do mundo contemporâneo”. Esse vai ser o sétimo seminário, os outros anteriores aconteceram na Colômbia e no México. Além de pesquisadores brasileiros, virão também pesquisadores da Europa e de vários países latino-americanos.

A motivação para esse primeiro seminário a nível internacional sobre território e cultura é “a própria vontade de discutir o modo como agora a cultura se coloca no mundo global nos diferentes lugares”, de acordo Eguimar Felício Chaveiro, doutor em geografia. Segundo Chaveiro, algumas culturas vêm circulando velozmente, refazendo com muita força os valores de outros grupos identitários. “Por um lado tentam padronizar sentidos e, por outro lado, acabam motivando lutas identitárias, referenciais e de resistência.” A programação conta com atividades como grupos de discussões, apresentações dos trabalhos, lançamento de livros, cine-foro, apresentações artísticas e culturais, entre outras. Para efetuar as inscrições e obter mais informações, os interessados devem procurar a secretaria do IESA ou acessar o site: https://www.ufg.br/webservidor/SIEC/portalproec/sites/gerar_site.php?ID_SITE=721

Fonte: Agência Ufg