Festival destaca a música como recurso pedagógico

Pioneirismo de Belkiss Carneiro colhe frutos no 32° Festival Nacional de Música da EMAC-UFG.

A idealização da música como um recurso pedagógico vai nortear o 32° Festival Nacional de Música da Escola de Música e Artes Cênicas ( EMAC) da Universidade Federal de Goiás (UFG), que ocorre entre os dias 22 e 28 de outubro. O evento abarca várias visões da musicalidade, desde da sua representação clássica, até suas formas mais populares ou ligadas às manifestações folclóricas.Como convidados para integrar o grupo de discussão  do festival virão músicos como Justin O'Dell, doutor em música pela Universidade de Michigan e Dale Warren, mestre em educação musical pela Universidade de Kentucky.

O número de professores convidados a participar do evento reflete parte da sua abrangência. Os concertos, recitais, seminários e cursos serão importantes para dar vazão a todo conhecimento, inovações e vivências que a diversidade pretendida pelos organizadores busca alcançar. O Teatro Goiânia será palco de alguns concertos nos dias 24 e 26 de outubro, mas a maior parte do evento se dará na própria Escola de Música da UFG, nos dias 22,23,25 e 26. Como encerramento, haverá no Teatro da UCG (antiga Faculade Cambury), no dia 28 de outubro, um recital com Coro e Orquestra.

Como forma de enriquecer os debates propostos, não só músicos brasileiros participarão do festival. A diminuição das distâncias e o aumento nas possibilidades de troca refletem claramente nas mudanças empregadas no festival, mas não permitem que o evento perca sua essência primeira de lidar com a música enquanto elemento formador e pedagógico.

O festival é também fruto do trabalho da pianista Belkiss Carneiro, assim como a própria Escola de Música da UFG que era, inicialmento chamada de Conservatório de Música, sendo a primeira escola goiana de música com reconhecimento nacional. A musicista goiana foi autora de muitas ações inovadoras no estado, desde a criação da orquestra feminina na década de 1950 até as gravações de discos solo enquanto instrumentista. Tendo sido realizado pela primeira vez em meados de 1967, o evento criado durante a administração de Belkiss no EMAC é o mais antigo do gênero no país.

Fonte: UFG Agência de Notícias