Maior rapidez na análise microbiológica de alimentos

Equipamento adquirido pelo Centro de Pesquisa em Alimentos da UFG reduz em cerca de 80% o tempo da emissão de resultado

O Centro de Pesquisa em Alimentos (CPA) da Escola de Veterinária (EA) da Universidade Federal de Goiás (UFG) passa a oferecer a seus clientes o que existe de mais moderno no controle microbiológico dos alimentos, o Mini Vidas. Importado da França, o equipamento é único na região Centro-Oeste e permite a realização das análises de pesquisa das bactérias Salmonella sp e Listeria monocytogenes em apenas 48 horas. O Mini Vidas representa um grande avanço tecnológico, uma vez que, pela metodologia tradicional, o resultado da análise leva em média de 10 dias úteis para ficar pronto.

A rapidez na emissão dos resultados está agregada a outras características importantes da técnica utilizada pelo equipamento. De  alta especificidade, o Mini Vidas identifica com precisão Salmonella sp e Listeria monocytogenes sem dar reações cruzadas com outros microorganismos. Além disso, sua alta sensibilidade é capaz de detectar microorganismos mesmo em quantidades mínimas. As análises podem ser realizadas teste a teste ou em série, já que o equipamento pode tratar até 12 amostras simultaneamente.

Vantagens:

- A análise é inteiramente automatizada, desde a introdução da amostra até à impressão de resultados.

- A sua concepção original elimina os riscos de manipulação ou de contaminação durante a análise.

- Cada análise permite uma rastreabilidade completa (código de barras, relatório de teste completo).

- Com reagentes prontos a usar, as manipulações são reduzidas ao mínimo.

Fonte: Agência UFG de Notícias