Inauguração de nova livraria da Editora UFG

A Editora UFG inaugura nesta terça-feira, dia 2, sua nova livraria, no Centro de Convivência, Câmpus Samambaia. Solenidade tem início às 18h, no auditório da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac).

Instalada no pátio da Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia (FCHF), a primeira Livraria UFG completou um ano de vida em 16 de agosto. E para comemorar o primeiro aniversário, a Editora da UFG, inaugura a segunda unidade da Rede de Livrarias UFG, no próximo dia 02 de setembro, no Centro de Convivência do Câmpus Samambaia.

As livrarias UFG fogem à caracterização habitual desse tipo de estabelecimento comercial. Ali o propósito não é unicamente vender livros, mas, de forma mais abrangente, promover a leitura, alicerçando-se nas ações do Programa de Incentivo à Leitura (PROLER) e do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL). Essa é a razão pela qual os espaços das livrarias são objeto de projetos de extensão e se tornaram palco para atividades culturais.

É comum imaginar que uma livraria de uma universidade só venda livros da sua editora e de outras editoras universitárias. Ledo engano! Em qualquer uma das Livrarias UFG, todos os títulos de seu interesse podem estar ao seu alcance. Os livros da Cosac Naify, por exemplo, estão disponíveis e – o que é melhor – a preços convidativos. Em caso da falta do título em estoque, um lembrete animador: o sistema de encomendas é ágil.

O atendimento é um dos itens que justificam a visita a uma Livraria UFG. Com pessoal qualificado – trata-se afinal de um espaço de educação continuada –, você vai falar de livro com quem sabe o que é esse objeto que fascina a humanidade há séculos. Além do atendimento, você vai ver que a concepção arquitetônica das Livrarias UFG é bem atraente. Tanto é verdade que recentemente recebeu uma comenda do Conselho Estadual de Cultura por sua moderna linguagem visual. E, se essas razões não bastarem, por que não privilegiar as livrarias da UFG?

PROGRAMAÇÃO DE INAUGURAÇÃO
18h – EMAC – Recital com Consuelo Quireze e Maria Lúcia Roriz
19h30 - Centro de Convivência
Inauguração da livraria e lançamento das novas coleções da Editora UFG:
1- Coleção Critérios com o lançamento do título: Formação cultural de professores ou a arte da fuga/ Monique Andries Nogueira
2- Coleção Artexpressão com o lançamento do título: Metrópolis/ZèCésar
3- Lançamento do Edital da Coleção Expressão Acadêmica
20h30 –  Centro de Convivência
Show com UMBANDO

AS COLEÇÕES NA EDITORA UFG
Uma editora pode ser avaliada pelo seu catálogo. Se é em grande parte formado por obras avulsas, parece faltar-lhe uma certa identidade. Essa é a razão pela qual um catálogo em que as coleções se sobressaem reforça as políticas editoriais definidas por aquela casa publicadora.
A Editora UFG criou, no ano de 2007, as coleções Artexpressão e Critérios, com o propósito de construir um catálogo atraente. A primeira se alicerça em um planejamento cultural consistente e privilegia tanto a inovação quanto a tradição no processo de seleção de títulos. Destina-se aos interessados no universo das artes (teatro, dança, artes plásticas, fotografia, arquitetura etc.), distinguindo-se dos catálogos que pretendem alçar o status de livro. Os volumes da Artexpressão terão tratamento gráfico diferenciado, formatos e papéis variados, para abarcar as singularidades de cada uma  das linguagens artísticas, e um texto bem cuidado, para fazer a sustentação do objeto livro.
A segunda coleção é destinada à publicação de obras nos mais diversos campos do saber, com enfoque em temas bem representativos, tanto acadêmicos quanto não-acadêmicos. Diferentemente da anterior, essa coleção tem um projeto gráfico rigorosamente definido: formato, papel, ilustração de capa (composição com obras do acervo de artes plásticas da UFG). Variam, entretanto, em suas páginas temas que mereceram de seus autores um criterioso trabalho de reflexão.

Lançamento da Coleção Critérios
Formação cultural de professores ou a arte da fuga, da educadora Monique Andries Nogueira, chama a atenção para o fato de as universidades, na teoria, valorizarem os conhecimentos para além do saber especializado, mas, na prática, não oferecerem as condições para que seus alunos (futuros professores) desenvolvam seus próprios processos de formação cultural. Nesta obra, Monique expressa seu desejo de que experiências estéticas tão poderosas, como as propiciadas pela audição de uma fuga – forma de composição musical celebrizada por Bach –, estejam ao alcance de todos os professores brasileiros, para a superação das limitações impostas por uma sociedade injusta e desigual.

Lançamento da Coleção Artexpressão
José César Teatini Clímaco, o ZèCésar (assim mesmo, com um acento grave e um agudo!), constrói em Metrópolis uma cidade de papelão. Enganam-se, porém, os leitores – das duas linguagens, é verdade – quando pensam que essa urbe criada com o material que se transforma em lixo é isenta de problemas. Não! As imagens e as palavras estão ali a denunciar os inúmeros problemas urbanos que tanto afetam os seres que ali vivem. Em nenhum momento, entretanto, os habitantes dessa metrópole imaginária (?) são vistos. Mas isso não parece estranho. De certo modo, eles estão mimetizados neste primeiro volume da Artexpressão, num discurso tocante em favor de uma cidade que reúna todas as condições para o bem viver.

Lançamento do Edital da Coleção Expressão Acadêmica
Ao se reportar aos motivos que levaram a Editora UFG a criar a resolução relativa ao Edital ora divulgado, um é fundamental: demanda. No ambiente acadêmico em que vivemos – e procuramos desenvolver –, dissertações e teses são freqüentemente indicadas para publicação pelos mais variados motivos: ineditismo do tema, ausência de estudos consistentes na área, singularidade do enfoque etc.
Ciente do fato, a Editora UFG decidiu desenvolver um projeto de extensão em parceria com a Pró-Reitoria de Administração, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Aprovado, o projeto – Programa de Publicação de Livros Resultantes de Teses e Dissertações 2008 – foi transformado neste edital, para que a escolha do melhor trabalho se torne realmente uma Expressão Acadêmica.

Fonte: Editora UFG