Cinéfilos, preparem-se!

Sala do Cine UFG tem capacidade para 154 pessoas com conforto: em cartaz, somente filmes de cinema de arte

Os cinéfilos de Goiânia terão mais um ponto de encontro na cidade. A Sala de Cinema da Universidade Federal de Goiás será inaugurada hoje, às 10h, depois de quatro anos de espera. Ela já foi utilizada para eventos da universidade e exibição de vídeos, como o Festival de Cinema Universitário Latino-Americano Perro Loco, e agora passa a operar não apenas com exibição em DVD, mas também em película, tendo um projetor para 35 milímetros de qualidade. Além disso, não servirá apenas para eventos, mas para exibição diária de filmes, como uma sala de cinema normal. Como os funcionários responsáveis só trabalham de segunda a sexta, o local permanece fechado nos fins de semana.

A sala tem capacidade para 154 pessoas, que poderão se acomodar confortavelmente. “Na programação, apenas filmes considerados como cinema de arte”, explica o pró-reitor de Cultura e Extensão da universidade, Anselmo Pessoa. A sala terá sessões diárias às 12h e às 18h e estréia na segunda-feira próxima com o filme A última amante, de Catherine Breillat, em cartaz no Cine Lumière do Shopping Bougainville. Foram escolhidos horários em que há intervalo entre as aulas, para que os alunos das faculdades do Campus II possam assistir. Os ingressos serão vendidos a R$ 6, inteira, e R$ 3, meia.

O lugar continua a ser utilizado também como auditório, principalmente para os eventos relacionados a cinema. Uma programação especial está sendo preparada para que os apaixonados pelo cinema se mantenham ocupados no Campus Samambaia. Anselmo Pessoa explica que a sala estará sempre aberta para discussão de filmes e adianta que no próximo dia 16 quem dá o ar da graça para discutir temas relacionados à sétima arte é Ismail Xavier, professor da Universidade de São Paulo (USP) e um dos mais respeitados críticos de cinema da atualidade.

lacuna

Para Anselmo, a existência de uma sala de cinema dentro da universidade é entretenimento de qualidade para quem passa o dia todo no Campus, além de um meio de formação. “É um instrumento do qual a UFG não poderia abrir mão”, pondera.

Lisandro Nogueira, professor de Cinema da universidade, considera esta a melhor sala de exibição da cidade. Ele conta que o resultado é a vitória de uma luta antiga. “Há muitos anos lutamos por um cinema de qualidade para a formação cultural da comunidade universitária e entorno”, revela.

O projeto contempla ainda um café ao lado da sala, onde intelectuais e cinéfilos esperam poder se reunir depois das exibições, mas, devido à falta de verbas, a obra está paralisada. O pró-reitor de Cultura e Extensão da universidade explica que a construção encontra-se em processo adiantado, mas que pode demorar a ser concluída. A expectativa dele é de que as obras sejam retomadas ainda este ano.

Fonte: Diário da Manhã