Exposição cemitérios

Exposição lança novo olhar sobre cemitérios

Fotografias feitas em Paris e na cidade de Goiás estão na Galeria do Centro Cultural UFG até 24/11

Exposição cemitérios

Um olhar sobre o espaço da morte é o título da exposição que está em cartaz no Centro Cultural UFG, até 24/11. A mostra reúne o trabalho de Marco Diniz, que produziu imagens no espaço do Père-Lachaise, em Paris, cemitério aberto desde 1804, e Samuel Vaz, que fotografou o  Cemitério São Miguel, na cidade de Goiás, inaugurado em 1858. Ao todo, o público poderá apreciar 38 fotografias. A visitação ocorre de terça a sexta-feira, das 10 às 18 horas, com entrada gratuita.

Neste sábado (11/11), às 16 horas, o fotógrafo Samuel Vaz e a curadora da mostra e professora da UFG, Maria Elízia Borges, estarão no local da exposição para uma roda de conversa. Segundo a docente, os cemitérios guardam uma rica expressão artística e cultural dos vivos. “Diríamos que o fotógrafo, ao registrar um cemitério e os seus túmulos, está mantendo a postura do sobrevivente que resgata a história de vida dos falecidos”, apresenta.

Os cemitérios

Marco Diniz encontrou no cemitério francês a maior área verde de Paris, 44 hectares de extensão, 70 mil monumentos e um intenso movimento de turistas e curiosos. Lá estão enterradas personalidades como Auguste Comte (1798 – 1857), Allan Kardec (1804 – 1869), Edith Piaf (1915 – 1963) e Pierre Bourdieu (1930 – 2002). Ao percorrer o local, o fotógrafo registrou a ação do tempo, a deterioração de monumentos, a expressão realista das esculturas e detalhes que remetem a vários estilos de arte.

Com 159 anos de existência, o Cemitério São Miguel possui 20.734 m² e 40 quadras. Administrado inicialmente pela Igreja Católica e somente em 1925 tornado instituição municipal, Samuel Vaz encontrou ali uma complexa divisão baseada em distinção social: espaços diferentes para crianças, irmandades religiosas, pessoas consideradas “pagãs”, “livres” ou “escravas”, famílias com poder local, etc. Em busca de evidenciar o imaginário social vilaboense, ele optou por produzir retratos que contemplassem a paisagem local, seus contrastes e as marcas das disputas políticas dos vivos. Também deu destaque para cruzes e esculturas de diversos materiais e tamanhos.

Assunto: Exposição fotográfica Um olhar sobre o espaço da morte

Visitação:  de terça a sexta-feira, das 10 às 18h, até 24/11

Local: Centro Cultural UFG - Av. Universitária, n° 1533, Setor Universitário, Goiânia

Entrada: Gratuita