Professor Edward Madureira assume reitoria da Universidade Federal de Goiás

Data da notícia: 12 de janeiro de 2018

Veículo/Fonte: A Redação

Link direto da notícia: http://aredacao.com.br/noticias/97643/professor-edward-madureira-assume-reitoria-da-universidade-federal-de-goias

Professor Edward Madureira assume reitoria da Universidade Federal de Goiás

Goiânia - O professor Edward Madureira Brasil assumiu a reitoria da Universidade Federal de Goiás, em sessão solene de transmissão de cargo, na noite desta sexta-feira (12/1), no Centro de Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia. Ele assume o cargo deixado por Orlando Amaral.

Tomaram posse também para a gestão 2018-2021, a vice-reitora Sandramara Matias Chaves e os pró-reitores. A solenidade contou com as presenças do prefeito de Goiânia, Iris Rezende, da secretária de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Raquel Teixeira, que representou o governador Marconi Perillo, a presidente da FAPEG, Maria Zaíra Turchi, além de reitores, professores e outras autoridades. 

Em discurso, Edward Madureira homenageou os professores do país, citando as unidades escolares pelas quais passou. "Vocês nos inspiram, encantam e guiam seus estudantes. Tive o privilegio de ter encontrado vocês em meu caminho. Se estou hoje aqui, foi porque tive professores exemplares". Ele também lembrou do escritor e professor emérito da UFG, Geraldo Faria Campos, de 80 anos, que faleceu na madrugada desta sexta. "Por muitos anos, ele encantou gerações de estudantes", finalizou o reitor ao pedir um minuto de silêncio. 


(Foto: Letícia Coqueiro / A Redação)


Edward Madureira já foi reitor por duas vezes e justificou o motivo de ter voltado ao cargo. "Ninguém pode ser candidato de si mesmo. Essa candidatura teve origem na comunidade", disse ao reforçar a importância do engajamento para atravessar o período de turbulência. "As dificuldades não devem nos desmotivar, mas nos desafiar e estimular a buscar formas de superação. Precisamos estar ao lado da juventude sob pena de comprometermos nosso futuro", ressaltou.

A posse de Edward Madureira Brasil ocorreu no último dia 8, em Brasília, durante cerimônia realizada no Ministério da Educação (MEC). 

Compromissos
Entre os compromissos assumidos pelo reitor está o cumprimento das 20 metas do Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado em 2014, sobretudo aquelas relacionadas ao ensino superior. Edward também cobrou um olhar atento do governo e da sociedade para a garantia dos investimentos de custeio e também da autonomia universitária. "Estamos certos de que temos a alternativa para tirar nosso país de uma situação de promessa e transformá-lo em realidade", disse o reitor. 
 
Outra garantia foi o cumprimento das propostas de campanha, reunidas em dois eixos. O primeiro é a reorganização estrutural da Universidade, com reconhecimento e valorização das pessoas e melhoria dos processos. A proposta é fruto da constatação de que a UFG, ancorada na sua história e com o excelente nível de seu quadro docente, técnico e discente, é capaz de superar falsas dicotomias. Dessa forma, de acordo com o reitor, é possível incluir e avançar com qualidade, produzir conhecimento novo e desenvolver tecnologia, se relacionar com empresas e preservar a autonomia, além de promover uma gestão ágil e democrática.

O segundo eixo diz respeito à relação com a sociedade, aproximando-a cada vez mais da universidade. "Buscaremos aperfeiçoar os mecanismos que possibilitem essa relação de integração, interação e intercâmbio da universidade com a sociedade", finalizou.

Fonte: Ascom UFG