UFG lança projeto UFG Sustentável e inaugura árvore solar

Estrutura metálica em formato de palmeira é composta por 10 painéis solares e faz parte do projeto de eficiência energética da instituição

Árvore solar ufg

Texto: Kharen Stecca (Projeto Visibilidade)

A Universidade Federal de Goiás dentro da programação da Semana do Meio Ambiente lança no dia 5 de junho o projeto UFG Sustentável. O projeto é uma iniciativa que engloba diversas áreas da instituição com o objetivo de buscar ações contra o desperdício. Na mesma data será inaugurada em parceria com a Enel Distribuição Goiás uma árvore solar no câmpus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG). Esta é a terceira estrutura que a empresa instala no Estado, as duas primeiras foram no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) campus Goiânia e Itumbiara. A árvore é parte do programa de eficiência energética da UFG, que também compõe o UFG sustentável.

Plano de Eficiência Energética - Em parceria com a Enel Distribuição Goiás serão instaladas 24.993 lâmpadas de tecnologia LED e 2.522 placas solares em unidades da Regional Goiânia. Além disso, será realizado monitoramento em 120 pontos estratégicos da universidade e várias medidas estão previstas para impulsionar ações educativas e pesquisas sobre o tema.

A iniciativa faz parte de um projeto contemplado por chamada pública da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) intitulada “Eficiência Energética e Minigeração em Instituições Públicas de Educação Superior”. Publicado em 2016, o edital teve como objetivo contribuir para a redução dos gastos de universidades e institutos, bem como orientar a implantação de sistemas alternativos de geração própria. Às distribuidoras que atuam no país coube encabeçar esse processo, uma vez que são obrigadas por lei a aplicar, anualmente, um percentual mínimo de sua receita em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor de Energia Elétrica (P&D).

Das 80 candidaturas apresentadas, apenas 11 foram aprovadas, entre elas a postulada pela Enel em parceria com a UFG. “Queremos servir de exemplo para o país. De nossa parte, o envolvimento será absoluto e total. Esse projeto tem tudo a ver com o que defendemos e acreditamos”, afirma o reitor da UFG Edward Madureira Brasil. Com essa operação toda a UFG poderá economizar uma fatura mensal por ano, de acordo com o responsável técnico pelos projetos de eficiência energética da Diretoria de Sustentabilidade da Enel, Adriano Ferreira de Faria.

Árvore Solar

A árvore é uma palmeira metálica de 11 metros composta por uma estrutura tubular e dez folhas, sobre as quais estão instalados dez painéis fotovoltaicos. “Ela funciona como uma pequena usina solar, aproveitando ao máximo a incidência da luz solar para gerar energia”, afirma o responsável por Eficiência Energética da Enel Brasil, Odailton Arruda. Cada estrutura tem potência de 2.6 kWp e uma geração estimada média de 300 KWh/ mês, o equivalente ao consumo médio mensal de energia de duas famílias com cerca de quatro pessoas.

Serviço

Lançamento do programa UFG Sustentável e inauguração das obras de eficiência energética da Enel no câmpus Samambaia da UFG

Quando: terça-feira (5 de junho)

Local: Auditório da Escola de Música e Artes Cênicas (Câmpus Samambaia)