UFG desenvolve método que utiliza casca de coco para remover agrotóxicos da água

Toneladas de casca de coco são descartadas todos os anos, sem que sejam reutilizadas. Apesar de biodegradável, sua decomposição é lenta, cerca de 8 anos

Por Letícia Rocha (Projeto Visibilidade)

Pesquisa desenvolvida na Universidade Federal de Goiás (UFG), pelo Programa de Pós-Graduação em Química da Regional Catalão sob responsabilidade da professora Silvia de Sousa Freitas, descobriu na casca do coco verde, a habilidade de absorver da água o agrotóxico parationa metílica. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os resíduos de agrotóxicos são a segunda principal fonte de contaminação das águas brasileiras, atrás apenas do esgoto sanitário.

A pesquisadora responsável pela pesquisa, Josiane Moreira Cardoso, relatou que "A maioria dos agrotóxicos são altamente tóxicos, mesmo em baixas concentrações. Em relação à parationa metílica não é diferente e por ser um produto solúvel em água, só pode ser identificado através de técnicas específicas. Existem legislações que regulamentam o uso e o descarte dos agrotóxicos, porém, essas normas são amplamente desrespeitadas.

Os agrotóxicos causam inúmeros danos ambientais, mas também podem prejudicar a saúde humana. O contágio pode ocorrer através da pele, da ingestão ou até mesmo pelo ar e isso pode causar dor de cabeça, diarreia, câncer, espasmos musculares, náuseas, depressão respiratória, febre, letargia e até a morte. Isso porque os compostos são altamente tóxicos, mesmo que em baixas concentrações.

Os agroquímicos têm sido utilizados de forma intensiva na agricultura. Apesar de contribuir para o controle de pragas e desenvolvimento das plantas, eles apresentam uma série de prejuízos ao meio ambiente, entre eles está a contaminação da água. A pesquisadora Josiane, considera que "A qualidade da água representa uma questão tão relevante quanto a sua quantidade" e por isso é de extrema importância pensar em uma forma de solucionar esse problema.

Reutilização da casca de coco

Os brasileiros consomem a água de cerca de 2 bilhões de frutos do coco ao ano e isso gera toneladas de resíduos. Apesar de ser biodegradável, a casca demora cerca de 10 anos para se decompor no meio ambiente. Ela pode ser reutilizada na indústria, na agricultura e também artesanalmente, no entanto, essa prática não é muito comum. A casca de coco mostrou resultados muito satisfatórios na absorção do agrotóxico, cerca de 85,73% das substâncias tóxicas foram removidas da água.

Segundo Josiane, a pesquisa é inédita "pois na literatura foram encontrados apenas estudos de adsorção utilizando a fibra de coco para remoção de metais e corantes." Além disso, a utilização da casca de coco é benéfica pelo baixo custo e facilidade de obtenção, já que o Brasil é um grande produtor do fruto. E também dá um destino para as toneladas de casca de coco, que são descartados em lixões e aterros sanitários sem nenhum cuidado ambiental.

Assunto:

Unidade: Pós-graduação em Química da Regional Catalão