Cursinho Federal de Goiás seleciona candidatos para o segundo semestre (12/7)

Inscrições para o processo seletivo devem ser feitas nos dias 13 e 14 de julho de 2018 na Escola de Veterinária da UFG

O Cursinho Federal de Goiás (CFG) recebe nesta sexta-feira e sábado, nos dias 13 e 14 de julho, novas inscrições para o processo seletivo que visa o preenchimento de 60 vagas para o segundo semestre letivo de 2018. O horário das inscrições é das 8h às 12h e das 13h30 às 19h, no Centro de Aulas da Veterinária e da Zootecnia, no Câmpus Samambaia.

O CFG é uma ação de extensão e cultura do Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás (IQ-UFG) em parceria com a empresa Connect Math incubada no Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG (CEI-UFG). Com três anos de atividade, a iniciativa possibilitou que 30 alunos ingressassem no ensino superior em 2016 e outros 50, em 2017, totalizando 80 classificados. Ao todo, 200 estudantes são atendidos anualmente pelo projeto.

As aulas são ministradas em sua maioria por alunos de graduação, mestrado e doutorado da Universidade. A coordenadora geral do Cursinho, Valéria Cristina Almeida, explica que o objetivo do projeto é oferecer uma educação de qualidade que não apenas some conhecimento para a aprovação nos processos seletivos, mas que também desperte os estudantes para uma visão crítica da sociedade por meio de oficinas e palestras.

O processo seletivo será realizado em três etapas inscrição, seleção e matrícula. Podem se candidatar a uma vaga alunos do último ano do ensino médio; alunos que já tenha concluído o ensino médio e alunos que não tenham nenhum curso superior completo. Não há restrições de idade.

Inscrição

A inscrição é pessoal e intransferível, não podendo ser feita por terceiros. Ou seja, as inscrições só poderão ser feitas presencialmente pelo próprio candidato. Para os candidatos menores de 18 anos não será obrigatória à presença dos pais ou responsáveis no ato da inscrição.

A presença do responsável só será obrigatória se o candidato for selecionado, no ato da matrícula. Para efetuar a inscrição, o candidato deverá estar munido no dia das inscrições com o Registro Geral (RG), comprovante de endereço, caneta preta ou azul.

O candidato fará uma redação no ato da inscrição e responderá um questionário socioeconômico (a redação não terá caráter eliminatório, servirá para uma breve analise da língua portuguesa) no ato da inscrição. Os dados informados devem ser comprovados por meio das documentações necessárias no ato da matrícula, caso o solicitante venha a ser selecionado. Somente a inscrição não garante vaga. A seleção será feita logo após o prazo da inscrição.

Matrícula

O candidato selecionado poderá efetuar a matrícula na data definida pelo cronograma. O candidato que não comparecer nas datas previstas para se matricular ou estiver com a documentação incompleta perderá automaticamente a vaga. Haverá uma taxa única no valor de R$125,00 e uma contribuição de uma resma de papel.

A frequência mínima de 85% e não haverá abono de faltas. A média para a permanência no projeto é 6,0 (seis) nas provas. O aluno que obter nota inferior à média (40%) em dois simulados estará desligado do projeto. É necessário apresentar o comprovante de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em caso de ingresso em uma instituição de nível superior deverá informar a coordenação.

A convocação dos alunos selecionados será feita por meio da página do Cursinho Federal de Goiás no Facebook e pelo site da UFG. O aluno só estará devidamente matriculado e autorizado a assistir às aulas depois que tenha cumprido cada etapa do processo seletivo, com o comprovante de pagamento da taxa e comprovante de matrícula emitidos pela coordenação.

Inscrições no Cursinho Federal de Goiás (CFG) - Turma 2o semestre 2018

Data: 13 e 14 de julho de 2018

Horário: das 8h às 12h e das 13h30 às 19h

Local: Centro de Aulas da Veterinária e da Zootecnia (CA EVZ - UFG), no Câmpus Samambaia