Evento convida adultos e crianças para serem cientistas

III Sábado com Ciência proporciona o contato direto com experimentos de laboratórios, astronomia e robótica

Com o objetivo de popularizar o acesso e demonstrar que a ciência pode ser acessível a pessoas de todas as idades, a Universidade Federal de Goiás promove hoje, 18/8, a terceira edição do Sábado com Ciência. As atividades irão aproximar adultos e crianças de todo o conhecimento científico produzido em Goiás por meio de experimentos químicos, observações astronômicas e uma exposição que analisa a ciência dos super-heróis. No espaço também serão realizados jogos de futebol com robôs e explicações sobre aplicação de nanotecnologia, tudo de uma maneira descontraída e no formato de feira ao ar livre. O evento é completamente gratuito e será realizado na Escola de Engenharia Civil e Ambiental, no Setor Universitário, das 9h às 16 horas.

Os visitantes poderão sozinhos tocar e fazer a maioria das atividades oferecidas no espaço, vivenciando na prática como a ciência acontece. Entre as ações propostas estão: descobrir a variedade de bactérias presentes na boca usando microscópio, entender como funciona as leveduras e aprender técnicas de astronomia. Os pesquisadores irão promover um bate-papo para explicar a infinidade de aplicações práticas de seus estudos e o impacto da ciência no dia-a-dia das pessoas. Durante o evento também haverá um stand para receber doação de livros.

Ciência dos Super-heróis

Neste ano o Sábado com Ciência contará com uma exposição que analisa cientificamente a versão clássica dos personagens dos desenhos e gibis. Pesquisadores e público irão discutir todas as questões que estão implicadas nos “super poderes” que tanto povoam o imaginário infantil. Além disso, as rodas de conversa darão a oportunidade os visitantes debaterem e tirarem dúvida diretamente com os cientistas. O Sábado com Ciência é organizado por cientistas goianos de várias instituições públicas e privadas de pesquisa empenhadas na popularização da ciência.

Contra o corte de gastos

Norton Gomes, professor do Instituto de Física/UFG, lembra a ciência e tecnologia no Brasil tem passado por um período de intensos cortes de recursos e que eventos como o Sábado com Ciência são importantes para reforçar a importância do desenvolvimento nestas áreas. “É preciso que a sociedade se aproxime da ciência e apoie ações para que os recursos sejam reestabelecidos para garantir a continuidade das pesquisas, que acabam por ter impacto direto na vida de cada pessoa”, reforçou.

Assunto: UFG recebe sociedade em evento de popularização da ciência

Local: Escola de Engenharia Civil e Ambiental – Av. Universitária, Quadra 86, Lote Área, 1488 - Setor Leste Universitário

Horário: 9h às 16 horas

Texto: Carol Pires (Projeto Visibilidade)