Museu Antropológico da UFG celebra 45 anos

Evento marca comemorações pelo aniversário do Museu criado para manter a cultura material indígena do Centro-Oeste

O Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás (UFG) comemora 45 anos de criação nesta terça-feira, 02, a partir das 19h. A celebração ocorre na sede do Museu, localizado na Avenida Universitária, nº 1166, Setor Leste Universitário, e será marcada com abertura de exposição dedicada a relembrar a trajetória do espaço cultural.

Na ocasião, da diretora do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE/USP), Maria Cristina de Oliveira Bruno, ministrará palestra sobre os desafios dos museus universitários e suas perspectivas. O evento, que terá entrada franca, contará com apresentação da Orquestra Contemporânea do Centro Cultural Gustavo Ritter.

História

O Museu Antropológico (MA) é um órgão suplementar da UFG, trata-se de uma instituição sem fins lucrativos, aberta ao público, cuja destinação é a coleta, inventário, documentação, preservação, segurança e exposição do acervo. O MA foi criado por iniciativa de professores do antigo Departamento de Antropologia e Sociologia, ligado ao então Instituto de Ciências Humanas e Letras, hoje Faculdade de Ciências Sociais (FCS).

O acervo da primeira coleção etnográfica do Museu decorre de viagem de estudos realizada ao Parque Indígena do Xingu. O espaço cultural foi criado em 1969 e inaugurado em 1970, com o objetivo de manter a cultura material indígena da Região Centro-Oeste. Atualmente, o Museu possui coleções resultantes de coletas e pesquisas realizadas ao longo de 45 anos em diversas áreas de atuação, com acervo composto por objetos etnográficos e arqueológicos.