Primeira tipografia pública reativada em Goiás será inaugurada na UFG

Ateliê contará com método de produção único no estado

A primeira tipografia pública a ser reativada no estado de Goiás iniciará atividades nesta semana. Na próxima quinta-feira, 4, será inaugurado o Ateliê Tipográfico do Centro Editorial e Gráfico da Universidade Federal de Goiás (Cegraf), no Câmpus Samambaia, buscando reavivar a Imprensa Universitária da UFG. A produção artesanal, feita com o uso linotipos, é única no estado, já que não existem outras tipografias ativas em Goiás.

Criado a partir do maquinário da década de 60, o Ateliê tem como objetivo preservar a história das artes gráficas da Universidade, além de se tornar um espaço de convivência para a comunidade acadêmica, com visitas que permitem acompanhar os processos tipográficos e oficinas de produção.

Lançamento

Com a produção voltada, inicialmente, a livros de poesia, o Ateliê Tipográfico inicia as atividades com o lançamento da primeira obra produzida dentro das artes da tipografia. Orchideas, da escritora Leodegária de Jesus, teve sua primeira edição em 1928 e agora volta a ser produzido. Segundo o diretor do Cegraf, Antônio Corbacho Quintela, a obra foi escolhida por ter sido a primeira publicação de uma autora goiana.