UFG lança núcleo com foco no envelhecimento

Iniciativa dedicada à pessoa idosa promoverá discussão e ações voltadas para esta faixa etária na Universidade

A Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), lança nesta quarta-feira, 10, o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Envelhecimento (Nepev). A apresentação da iniciativa ocorrerá às 14h, no auditório da Biblioteca Central, no Câmpus Samambaia. O evento será aberto para o público em geral.

O grupo que conta com professores e alunos das Faculdades de Medicina, Psicologia, Musicoterapia, Educação Física, Enfermagem e Nutrição, busca trazer para a universidade a discussão sobre temas como o envelhecimento, envelhecer com qualidade e os medos que rodeiam essa faixa etária.

Objetivo

Segundo dados do Censo Demográfico de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 10% da população brasileira faz parte da terceira idade. Só no estado de Goiás, são aproximadamente 563 mil pessoas com mais de 60 anos de acordo com informações da Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento (Segplan). O Nepev tem o objetivo de incluir a temática nas grades curriculares dos cursos de graduação e pós-graduação, para que considerem uma nova sociedade que está vivendo mais.