Inscrições para o SiSU começam no dia 19 de janeiro

A UFG oferece vagas em 138 cursos por meio do SiSU. Cursos com verificação de habilidades e conhecimentos específicos e vagas do Programa UFGInclui terão edital próprio com inscrições abertas de 6 a 22 de janeiro

Entre 19 e 22 de janeiro, os estudantes de Goiás e de todo o Brasil que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vão poder concorrer às vagas nos cursos da Universidade Federal de Goiás (UFG) que utilizam o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Ministério da Educação (MEC), para preenchimento de suas vagas. As datas e regras para ingresso no ensino superior da rede pública estão definidas no Edital nº 01/2015 publicado hoje, 05 de janeiro, no Diário Oficial da União.

Em maio de 2014, a UFG aderiu integralmente ao SiSU e se juntou a outras 33 universidades públicas que já usam o Sistema para selecionar seus alunos. Este será o primeiro processo seletivo em que a UFG utiliza apenas a nota do Enem como forma de ingresso para a graduação. A UFG oferece 138 cursos no SiSU. São 6.285 vagas oferecidas, sendo que 2.516 serão reservadas conforme a lei 12.711/2012 e 3.769 para ampla concorrência. A lista dos cursos oferecidos está disponível no menu Termo de Adesão no site do SiSU. Mais informações estão disponíveis no portal de conteúdo exclusivo do SiSU na UFG.

O resultado da seleção via SiSU será divulgado no dia 26 de janeiro. As matrículas em primeira chamada devem ser realizadas entre os dias 30 de janeiro e 3 de fevereiro. Podem se inscrever candidatos que realizaram o ENEM em 2014 e não zeraram a prova de redação. Os candidatos podem se inscrever em dois cursos e, caso sejam selecionados, optarem por uma das vagas.

Este ano, conforme definido pela lei 12.711 de 2012 do Sistema de Reserva de Vagas, 40% das vagas oferecidas pelas instituições federais de ensino superior e técnico serão reservadas a estudantes de escolas públicas, estudantes pretos, pardos e indígenas e estudantes de baixa renda. A definição da proporcionalidade de vagas para cada grupo é realizada segundo o censo do IBGE por estado.

Outra novidade é que os estudantes que se inscreverem na UFG terão as notas do ENEM submetidas a pesos diferentes por disciplina, conforme a área de conhecimento do curso escolhido. Mais informações sobre o uso de pesos aqui.

Edital próprio para UFGInclui e VHCE

Um edital próprio da UFG foi lançado ontem, 6 de janeiro, com informações sobre as vagas extras do Programa UFGInclui e cursos que exigem Verificação de Habilidades e Conhecimentos Específicos (VHCE). Para estas vagas a seleção não será via SiSU e as inscrições serão realizadas de 6 a 22 de janeiro no site do Centro de Seleção.

Os cursos que exigem VHCE são: Arquitetura e Urbanismo da Regional de Goiânia,  Artes Cênicas, Design de Ambientes, Música, Musicoterapia e Libras. O Programa UFGInclui cria uma vaga para estudantes que completaram o ensino médio em escola pública e são quilombolas e uma para indígenas que também concluíram o ensino médio em escola pública. As vagas só serão criadas em cursos da UFG com mais de 10 vagas, quando houver demanda, portanto os cursos de Música não terão reserva de vagas. Também são reservadas 15 vagas para candidatos surdos no curso de Letras Libras, turno noturno.

Os candidatos às vagas de quilombolas e indígenas concorrerão com a nota do ENEM e serão submetidos também aos pesos de acordo com a área de conhecimento de seu curso, da mesma forma que os candidatos selecionados via SiSU, o mesmo ocorre com os estudantes que concorrem às vagas de cursos com VHCE, mas estes ainda realizarão as provas específicas nos dias 2 e 3 de fevereiro, em horários a serem definidos. O cartão de acesso aos locais de prova com as informações poderá ser impresso a partir de 31 de janeiro. O resultado para as vagas de VHCE e também dos quilombolas e indígenas será divulgado no dia 7 de fevereiro e as matrículas serão realizadas nos dias 12 e 13 de fevereiro. É importante lembrar que os cursos que realizam VHCE também têm reserva de 40% das vagas conforme lei 12.711/2012.

Já os candidatos surdos do curso Letras Libras noturno realizarão prova específica no dia 8 de fevereiro, conforme especificado no edital. Para eles o resultado preliminar será liberado no dia 11 de fevereiro e as matrículas realizadas no dia 23 de fevereiro.

Mais informações no edital ou página do Centro de Seleção.