Novos estudantes da UFG podem se vacinar durante a matrícula

Em mais uma ação do Espaço Saúde UFG, imunização será realizada contra difteria, tétano, febre amarela e hepatite B

A Universidade Federal de Goiás (UFG) realizará vacinação voluntária para novos estudantes. A iniciativa inédita, realizada em parceria com Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, administrará gratuitamente vacinas que seguem o calendário do Ministério da Saúde. Com 4 mil doses disponíveis somente para a Regional Goiânia, a campanha promoverá imunização contra doenças como difteria, tétano, febre amarela e hepatite B. O início da campanha ocorre, amanhã, 30, a partir das 8h, simultaneamente às matrículas.

A ação dá prosseguimento ao Projeto Espaço Saúde UFG, coordenado pela Faculdade de Enfermagem (FEN). Para participar, os estudantes dos câmpus Aparecida de Goiânia, Jataí e Goiânia deverão apresentar o cartão de vacinas no dia da matrícula. Já nas Regionais Catalão e Goiás, a vacinação será em data e local informados posteriormente. As demais doses serão ministradas em unidades básicas de saúde do Sistema Único de Saúde, Hospital das Clínicas e Centro de Saúde da UFG. A última edição do Espaço Saúde ocorreu durante o Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex), realizado pela UFG em novembro do ano passado.

O coordenador da atividade, professor Marcos André de Matos, ressalta que, além de haver adolescentes e adultos com o quadro vacinal incompleto, a necessidade do atendimento garantirá a proteção de alunos que, devido à área de conhecimento que estarão envolvidos, estarão mais expostos a riscos. “Para integrar atividades específicas de alguns cursos, é importante vacinar estas doenças. Além disso, o Espaço realizará ação educativa para orientação sobre cada doença e vacina”, ressalta.

Matrículas começam amanhã

O período de matrículas para os aprovados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) tem início nesta sexta-feira, 30. A organização do atendimento aos novos estudantes segue escalonamento dos cursos por data, locais e horários pré-definidos. Confira das datas de cada curso por Regional:

Clique aqui e confira as datas para a Regional Catalão

Clique aqui e confira as datas para a Regional Goiânia