UFG incentiva integração de calouros com ações solidárias e sem constrangimentos

Campanhas “Trote Solidário” e “Parece uma brincadeira, mas não é” entram em cena para conscientizar e inibir práticas abusivas durante a recepção dos novos estudantes

A Universidade Federal de Goiás (UFG) iniciou, nesta semana, campanhas institucionais para incentivar a integração e receber os calouros. Com o objetivo de promover consciência cidadã e responsabilidade social junto aos estudantes que ingressam na Universidade, a campanha “Trote Solidário” incentiva a arrecadação de alimentos e doação de sangue entre os dias 23 e 27 de fevereiro. Já a campanha “Parece só uma brincadeira, mas não é”, busca conscientização para evitar trotes com violência, discriminação e uso de bebidas alcoólicas.

O “Trote Solidário” é realizado em parceria com a Liga Acadêmica de Educação em Saúde (Laes), com diretórios e centros acadêmicos de 20 cursos. Os pontos de coleta de alimentos estarão disponíveis no Câmpus Samambaia, na Coordenação do Instituto de Ciências Biológicas (ICB IV), e no Câmpus Colemar Natal e Silva, na Faculdade de Nutrição, localizada na Praça Universitária. Nos dias 24 e 25, o Centro de Convivência, localizado no Câmpus Samambaia, receberá estrutura para doação de sangue, que será coordenada pelo Hemocentro de Goiás, e ações do Espaço Saúde UFG, promovido pela Faculdade de Enfermagem e parceiros.

A campanha “Parece só uma brincadeira, mas não é” tem como mote inibir atitudes que violem a liberdade individual ou submetam os estudantes a constrangimentos. Para isso a iniciativa busca alertar quanto às práticas com conotação sexual, racista, sexista e homofóbica; consumo de bebidas alcoólicas e adoção de qualquer forma de violência.