Filarmônica apresenta Circuito Orquestra nos Bairros

Data: 19 de maio de 2015

Fonte/Veículo: Goiás Agora

Link direto para a notícia: http://www.goiasagora.go.gov.br/orquestra-nos-bairros-percorre-regioes-da-capital-nesta-semana/

filarmonica

A Orquestra Filarmônica de Goiás realiza nesta semana o Circuito Orquestra nos Bairros, com três apresentações gratuitas em tradicionais bairros de Goiânia: nos setores Central, Bueno e Nova Suíça. A primeira apresentação será nesta quarta-feira, dia 20, às 20h30, na Paróquia Rosa Mística.

Na quinta-feira, dia 21, às 19 horas, o concerto será no Teatro do Instituto Federal de Goiás; e para encerrar a semana, na sexta-feira, dia 22, às 20h30, os músicos tocam na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Setor Nova Suíça. (Veja abaixo o endereço de cada um dos locais). Regida pelo maestro Marshal Gaioso, a Orquestra Filarmônica de Goiás vai interpretar obras de Mozart, Prokofiev e Dvoràk.

Proposta
A proposta do projeto Orquestra nos Bairros é levar música erudita para espaços alternativos, permitindo que se coloque em prática a Música de Concerto, e, com isso, se forme plateia. O Governo de Goiás tem tentado cumprir a função de apresentar diferentes repertórios sinfônicos gratuitamente aos goianos, que geralmente dispõem de pouco acesso a esse tipo de arte. As apresentações têm acontecido em parceria com Paróquias – que gentilmente cedem seus espaços para os concertos – ou ao ar livre, em parques da cidade.

Marshal Gaioso é Bacharel em Música pela Universidade Federal de Goiás (1996), fez Mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo (USP) (2002) e é Ph.D. em Musicologia pela University of Kentucky, em Lexington, EUA (2010). Foi regente titular e diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Goiânia, regente titular da Orquestra de Câmara de Goiânia e regente associado da Orquestra Filarmônica de Goiás.

É autor de Danças Para Banda (2006) e Da Missa ao Divino Espírito Santo ao Credo de São José do Tocantins (2004) e de estudos sobre a música em Goiás nos séculos XVIII e XIX. Gravou, como regente e diretor artístico, diversos CDs, entre eles Danças de Outros Tempos (2006) e Música Colonial em Goiás (2004). Marshal Gaioso Pinto é professor de Música e regente da Banda Sinfônica do Instituto Federal de Goiás.

Setor Bueno
Local: Paróquia Rosa Mística