Ação na UFG busca mobilizar doadores de sangue

Faculdade de Enfermagem recebe ônibus do Hemocentro para coleta durante todo o dia

A Faculdade de Enfermagem (FEN) da Universidade Federal de Goiás (UFG) realiza nesta sexta-feira, 27, ação para estimular a doação de sangue. A coleta será realizada, das 9h às 17h, no ônibus do Hemocentro que estará estacionado na FEN, localizada no Câmpus Colemar Natal e Silva, Setor Leste Universitário.

Com estrutura para coletar 180 bolsas de sangue, a iniciativa integra as celebrações pela Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue e também as comemorações pelos aniversário de 40 anos da unidade. A ação, que é voltada não apenas para a comunidade acadêmica, mas também para o público em geral, tem como objetivo sensibilizar a sociedade e aumentar o número de doadores.

Preparo

Alguns cuidados são necessários para evitar ou diminuir efeitos adversos após a doação de sangue. Para estarem preparados, os interessados em doar devem seguir as seguintes recomendações: ingerir bastante líquido; não tomar bebida alcoólica ou realizar exercícios físicos no dia da doação; não fazer força com o braço que estiver puncionado; não fumar por, no mínimo, duas horas; na hora de ir embora, aguardar 30 minutos para poder dirigir carros e uma hora para motocicletas.

Fonte: Ascom UFG