Daiana Andifes capa

UFG compartilha experiência de comunicação em evento nacional

Projeto Visibilidade foi apresentado em reunião do Colegiado de Gestores de Comunicação das Universidades Federais

A experiência da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás (Ascom/UFG) na divulgação científica foi apresentada na 1ª Reunião Plenária do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais, em Brasília, no início desta semana. Profissionais de comunicação de outras Instituições Federais de Ensino Superior conheceram os resultados obtidos pelo Projeto Visibilidade, responsável pela consolidação da UFG na mídia local, regional e nacional por meio da divulgação sistemática e eficiente das ações de ensino, pesquisa, extensão e cultura.

Na apresentação, a coordenadora de Relações Públicas da Ascom, professora Daiana Stasiak, ressaltou que o Projeto Visibilidade nasceu de um esforço de integração entre as equipes de Jornalismo e de Relações Públicas, com três grandes frentes de ação: produção de releases; atendimento às demandas dos veículos de comunicação; clipping de notícias e auditoria de imagem. Desde sua criação, em janeiro de 2014, o projeto aumentou em cinco vezes o número de releases produzidos, dobrou o número de atendimentos à imprensa e elevou as publicações de notícias sobre a UFG, que já ultrapassam 3,2 mil esse ano.

Segundo Daiana Stasiak, o trabalho integrado fez com que a Universidade conquistasse novos veículos de comunicação, além de reportagens em importantes veículos nacionais. Um dos exemplos citados foi o projeto OpenZika, que tem a participação da Faculdade de Farmácia da UFG. O projeto une esforços de instituições nacionais e internacionais para identificar substâncias com potencial para tratar o vírus Zika. Destaca-se ainda a elaboração mensal de relatórios de auditoria de imagem que permitem identificar e avaliar o posicionamento da UFG na imprensa e elaborar estratégias de divulgação de suas atividades.

Daiana Andifes

Coordenadora de Relações Públicas da Ascom/UFG, Daiana Stasiak apresentou os resultados positivos obtidos com o Projeto Visibilidade

Colégio de Gestores
A 1ª Reunião Plenária do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais foi realizada nos dias 21 e 22 de novembro, na sede da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em Brasília. Representaram a UFG os coordenadores da Ascom/UFG, Daiana Stasiak (Relações Públicas), Luiz Felipe Fernandes (Jornalismo) e Leandro Pinho (Publicidade Institucional).

No encontro foi eleita a primeira diretoria do Colégio, que tem como objetivo assessorar a Andifes na área de comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior. O secretário executivo da Andifes, Gustavo Balduino, destacou a autonomia que o colegiado terá para desenvolver políticas nacionais de comunicação social. "O Colégio tem todo potencial para contribuir bastante com a Andifes e com todo o sistema de universidades federais".

Além do compartilhamento de experiências entre gestores e assessores de comunicação, o evento proporcionou discussões sobre gestão de crises, democratização da mídia, redes sociais e ferramentas digitais, entre outras. A próxima reunião do Colégio de Gestores ficou marcada para agosto de 2017, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal.

Encontro Andifes

Gestores e assessores de comunicação das universidades federais brasileiras compartilharam experiências em evento na Andifes

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Projeto Visibilidade comunicação pública Notícias de capa