Bambu pode ser utilizado em tratamento de esgoto e construções

Projeto da UFG busca parceiras e propõe perspectivas para o vegetal

Disponível em quase todos os lugares do mundo, o bambu é uma gramínea de caules lenhificados que pode ser utilizado em diversas áreas, como nas artes e na construção civil. Em Goiás, um projeto da Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás (UFG) busca parcerias, promove a disseminação do manejo do bambu no estado e tem trabalhado potencialidades da planta para o tratamento de esgoto.

O sistema funciona a partir do momento em que os resíduos passam pelo solo e pelas raízes do vegetal, que aproveita toda a matéria orgânica e devolve o esgoto tratado ao meio ambiente. Como não é necessária uma extensa rede fluvial para conduzir o material, já que ele poderia ser tratado no mesmo local do seu despejo, o custo energético gasto para o tratamento dos resíduos seria menor e o mau cheiro proveniente das estações de tratamento de esgoto que assolam muitos bairros da capital também seria amenizado, explica oprofessor responsável pelo projeto, Rogério de Araújo Almeida.

O pesquisador acrescentou que, devido ao fato de que o projeto necessita apenas de algumas partes da planta, as demais poderiam ser usadas na construção de peças artesanais para manuseio e/ou decoração, o que incentivaria o trabalho e geraria renda para os artesãos locais. Um exemplo de aplicabilidade do bambu está em desenvolvimento na própria UFG. “Está sendo construído um auditório todo natural para uso futuro da Universidade, que contará apenas com diversas espécies de bambu em sua estrutura básica, contribuindo para o meio ambiente de forma sustentável, criativa e aconchegante”, afirmou.