Recitais Vilaboenses estreiam nesta sexta-feira

UFG e a Seduce lançam edição de projeto que leva música clássica à Cidade de Goiás

A Escola de Música da Universidade Federal de Goiás (Emac/UFG) abre a temporada 2017 dos Recitais Vilaboenses nesta sexta-feira (30/3), às 20 horas, no Palácio Conde dos Arcos, Cidade de Goiás. A iniciativa é um projeto de extensão da UFG, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce), que leva repertórios de música clássica à cidade. Na ocasião também será lançado o ano cultural Belkiss Spenzieri Carneiro de Mendonça, musicista homenageada desta temporada.

O recital contará com a interpretação dos músicos Lilian Raiol (violino), Lyubomir Popov (contrabaixo), David Gardner (violoncelo), Luciano Pontes (viola) e Ana Flávia Frazão (piano). Com apresentação gratuita, público poderá apreciar  peças dos compositores J. Haydn e F. Schubert.

Belkiss Spenzieri

A homenageada desta edição é Belkiss Spenzieri Carneiro de Mendonça. A musicista nasceu na cidade de Goiás em 1928 e iniciou seus estudos aos setes anos de idade, com a sua avó, Nhanhá do Couto, uma das pioneiras da música em Goiás. Ao longo de sua carreira, Belkiss Spenzieri foi reconhecida internacionalmente por seu talento de mestra e exímia pianista, projetando Goiás e o Brasil em concertos de vários continentes.

Belkiss também foi eleita para a Academia Brasileira de Música e diversas outras entidades representativas. A musicista morreu anos 77 anos, em Goiânia. Hoje, um dos espaços culturais mais importantes do Estado leva seu nome, o Palácio da Música Belkiss Spenciere, do Centro Cultural Oscar Niemeyer.

Projeto

A série Recitais Vilaboenses, iniciada em julho de 2015, abre as portas do Conde dos Arcos para a apresentação de repertórios de música clássica durante a reforma do Teatro São Joaquim, homenageando sempre uma personalidade cultural. Em 2017 serão realizados 11 recitais, nas últimas sextas-feiras do mês.

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Release Evento