UFG realiza ações sociais com haitianos em Aparecida de Goiânia

Bairro Expansul receberá informações e serviços de saúde diversos, além de orientação profissional para acolher e entender as necessidades dos imigrantes residentes na região

O processo de migração é uma discussão mundial. Motivados por conflitos armados, violência generalizada, perseguições religiosas, além de catástrofes naturais, homens, mulheres e crianças se veem forçados a abandonarem seus lares e buscar novos lugares para se  reerguerem socialmente. Observando este contexto aplicado a migração de haitianos para a cidade de Aparecida de Goiânia, a Universidade Federal de Goiás (UFG) promoverá neste domingo, 02/04, no bairro Expansul, um cadastramento individual e domiciliar proveniente da Atenção Básica do Ministério da Saúde para os imigrantes.

Em parceria com a prefeitura da cidade, além do cadastramento, serão ofertados serviços de saúde, como atendimentos odontológicos, consultas pediátricas e vacinação. Também haverá no local, orientação profissional, distribuição de material educativo, serviços de salão de beleza, além de atividades recreativas para crianças. “O nosso objetivo é identificar as necessidades dos imigrantes e poder subsidiar a gestão local no direcionamento e encaminhamentos de futuras ações”, afirma a coordenadora da ação e docente do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) da UFG, Marta Rovery de Souza.

Espera-se cadastrar neste domingo aproximadamente 300 haitianos residentes na área de abrangência da Unidade Básica de Saúde (UBS), tendo capacidade para mais registros, caso esse número seja ultrapassado. Os presentes que não estiverem com a documentação nacional regularizada também poderão ser cadastrados com as informações disponíveis. Segundo a Prefeitura e a UBS, o bairro Expansul é uma das regiões de maior concentração de haitianos na cidade. Ainda não é possível afirmar o que explique a instalação específica dos haitianos neste bairro, mas acredita-se que se deve a facilidade de acesso a algumas empresas da cidade, afirma Rovery.


Programação

A programação terá início às 8h com a distribuição das equipes de trabalho e café da manhã. Em seguida serão tocados o Hino Nacional com a Banda Visual Ilê e o Hino Haitiano, com o Coral da Igreja Methodista. Logo após, começam os atendimentos e também o cadastramento que seguirá até as 15h30. Esta será a primeira das atividades a serem realizadas no Projeto em andamento entre a UFG e Prefeitura de Aparecida de Goiânia.

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Release Evento